20 de setembro de 2024

Contato

Maraturismo Redação 10 de julho de 2012 (0) (143)

Provas boas e desconhecidas pelo país

Enquanto nas capitais são cada vez mais comuns eventos gigantes, em que é difícil estacionar, encontrar os amigos, conseguir correr nos primeiros quilômetros, além de acontecerem em percursos repetitivos, em cidades do interior acontecem provas que não apresentam esses inconvenientes e que merecem ser conhecidas. Perguntamos a alguns leitores sobre elas.

Daniel Hassen dos Santos surpreendeu-se ao mudar de Belo Horizonte para Juiz de Fora. Pensou que teria de gastar dinheiro em viagens para correr na capital mineira, no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Porém, descobriu um calendário de provas que movimenta as cidades da região."Denominado Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua (www.pjf.mg.gov.br/sel/corrida/calendario.php), este ano serão oito provas com distâncias variadas, entre 5 e 21 km. O interessante é que os corredores acumulam pontos, não somente no geral, mas também nas faixas etárias e ao final do ano os melhores são premiados", disse Santos. O calendário foi aberto com a Meia-Maratona de Suprema, com 8 e 21 km, tendo mais de 1.600 inscritos.

Outra corrida citada, desta vez por Adolfo Neto, de Curitiba, foi a Prova Rústica Tiradentes (www.maringa.pr.gov.br/provatiradente), de 10 km, que teve a 38ª edição no dia 21 de abril, em Maringá. Reúne os principais atletas do Paraná e destaques da elite, como o grupo de quenianos que treina no Brasil. Antes da prova principal, que oferece premiação nas faixas etárias e para moradores da cidade, acontecem corridas infantis de 60 a 400 m, com centenas de participantes. Neste ano, foram 1.654 concluintes nos 10 km, cujo percurso está marcado nas ruas e avenidas há muitos anos e é oficial.

Em Santa Catarina, a sugestão do leitor Enio Augusto Urbaneski Griss é a Corrida Rústica Vale das Graças (www.corridaangelina50anos.com.br), de 10 km, em Angelina, que na terceira edição, disputada em 3 de dezembro de 2011, teve inscrição a R$ 15 e premiação para os cinco primeiros no geral e nas faixas etárias. "Pode não ser tão grande, mas é muito boa. A cada ano, cresce mais. Angelina fica a 70 km de Florianópolis. Lá não pega nem sinal de celular. Pode-se dizer que a gente corre em contato com a natureza e o ar puro, exceto quando passa perto das vacas!", brinca. A data prevista para a 4ª edição é dia 15 de dezembro.

No Rio Grande do Sul, mais especificamente na região de Rio Grande (a 330 km da capital Porto Alegre), terra da já conhecida Supermaratona de 50 km, há também a Volta Ecológica da Ilha dos Marinheiros, com 24 km, além de provas rústicas de 10 e 5 km, maratoninha de 2 km e uma caminhada de 5 km. Neste ano, será dia 25 de novembro, com organização da Associação dos Corredores de Rua do Rio Grande, a Acorrg (www.acorrg.com.br). "Plana, em pista de terra batida, com boa organização", diz o leitor Alison Altmayer. A edição de 2011 contou com premiação em dinheiro para os cinco primeiros lugares no masculino e feminino, além dos três primeiros de cada categoria.

De acordo com o assinante Anderson Zacarias, há muitas corridas fora da Grande São Paulo e das capitais no estilo BBB. "Boas, bonitas e baratas. Em Juiz de Fora tem uma das provas mais antigas do Brasil, a ‘Corrida da Fogueira'", afirma. A primeira edição da festa aconteceu no dia 23 de junho de 1942, com 47 participantes; hoje completando 65 anos de existência é a 7ª corrida mais antiga do Brasil. Uma fogueira é acesa no centro da Praça do Bom Pastor, local de largada e chegada. Neste ano, a prova está marcada para dia 30 de junho e as informações/inscrições estão no site www.pjf.mg.gov.br/sel.

No Nordeste, a prova citada por leitores foi a Duque de Caxias de Jacobina, de 10 km. A 27ª edição está prevista para o dia 26 de agosto. Mais informações no site www.esportejacobina.com.br. Considerada uma das principais corridas do Norte-Nordeste, reúne anualmente atletas de 20 estados e de 130 cidades brasileiras, segundo últimos dados da organização. Um dos destaques dessa prova é a chegada, na pista de atletismo do estádio de futebol, com 15 mil pessoas nas arquibancadas aplaudindo, e o grande número de troféus, igualmente grandes, nas categorias.

 

Veja também

Leave a comment