Os brasileiros entram na Meia-Maratona do Rio de Janeiro, neste domingo, com o objetivo de diminuir a hegemonia estrangeira, principalmente queniana, no domingo. Entre as esperanças estão Solonei Rocha da Silva e Damião Ancelmo de Souza. A prova tem largada na Praia de São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo.
Atual campeão pan-americano e da Maratona de São Paulo deste ano, Solonei tem como objetivo neste segundo semestre baixar seu tempo também nos 21 km. Será a estreia do atleta na prova carioca. “Não penso em colocação, quero apenas fazer o meu melhor. Vou para o Rio de Janeiro com essa meta e, se isso significará a vitória ou o quinto lugar, veremos no dia”, explica. “Quero melhorar a minha marca para a distância, que é de 1:04:10, obtida em Lisboa. Se conseguir isso, estarei satisfeito.”
Com relação ao percurso, o atleta destaca que apenas o começo, a subida na Avenida Niemayer, será mais complicado. “Soube que depois fica plano. O negócio é aguentar o começo e depois partir para sua prova, pois fica igual para todo mundo. Quem estiver preparado vai levar vantagem”, diz.
Os outros destaques do Brasil, que tem cinco vitórias na Meia do Rio, são Damião de Souza, terceiro colocado em 2011, além de Laelson dos Santos, Gilmar Lopes, José Marcio da Silva, Gilberto Silvestre Lopes e Giovani dos Santos.
No feminino, a última brasileira a vencer foi Maria Zeferina Baldaia em 2008, que correrá domingo. Estão confirmadas também Cruz Nonata, Sueli Pereira da Silva, Marily dos Santos, Conceição Oliveira, e Edielza Alves dos Santos.
Na legião estrangeira, os principais nomes são os atuais campeões e recordistas do percurso, os quenianos Mark Korir e Eunice Kirwa. Também está confirmada Paskalia Kipkoech, que bateu o recorde da Tribuna com o segundo melhor tempo de 2012 até o momento nos 10 km.
A entrega dos kits prossegue hoje, das 9h às 19h, e amanhã, das 9h às 16h, no Monumento aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (Monumento aos Pracinhas), no Parque do Flamengo, ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM).
Mais informações no site oficial.
A Contra-Relógio estará representada na Meia do Rio pelo editor de Arte Sérgio Rocha.
Foto: Tião Moreira