Medalha diferenciada para os 100 primeiros. Finalmente!

Uma das principais novidades na temporada 2011 de corridas no Brasil é a Golden Four Asics, uma série com quatro meias-maratonas – Rio (26/6), Belo Horizonte (17/7), São Paulo (7/8) e Brasília (6/11). As inscrições para a etapa carioca começam na próxima segunda-feira, dia 28, no site do circuito da Asics

Detalhes mais precisos ainda não foram divulgados, mas a organização promete percursos voltados para a performance – largada sempre às 7 horas, separação por tempo (com comprovação das marcas) e trajetos planos. Mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de prometerem medalhas diferenciadas para os 100 primeiros colocados. O que motiva os amadores e cria um desafio pessoal bem interessante.

Como  já escrevi aqui no blog, a questão das medalhas tem ficado em segundo plano nas corridas brasileiras. Quem sabe esse não é um primeiro passo para uma mudança (para melhor, espero) generalizada. Para não “elitizar” a disputa, futuramente, a Asics poderia criar um segundo nível, do 101º ao 200º colocado. Isso ocorre, por exemplo, na prova de revezamento Bertioga-Maresias. Há medalhas de ouro, prata e bronze, determinadas pelo tempo de conclusão. Algo muito positivo.

Para quem gosta de fotos e comparações, acesse o site americano 26point2medals.com e veja as principais medalhas dos Estados Unidos em 2009. Depois, navegue pelo site e veja os posts mais recentes, com reproduções de diversas medalhas pelo mundo. A diferença com as brasileiras é gritante.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.