Um dos principais motivos de diversas provas da Yescom largarem mais tarde (leia-se no calor, em muitos casos, prejudicando a maioria dos atletas) é a parceria com a Rede Globo. O Esporte Espetacular começa às 9 horas…
Está certo que, a meu ver, era só a maratona começar às 7h30, que a transmissão ao vivo pegaria os 40 últimos e decisivos minutos da prova. Vale o mesmo para a Volta da Pampulha (Belo Horizonte), Meia do Rio de Janeiro. Como são provas mais curtas, era só largar por volta de 8 horas. Neste ano, a Pampulha já terá essa mudança, felizmente.
Agora, há um ponto extremamente positivo nessa relação: a divulgação da maratona. Pelo menos na semana da prova paulistana, temos o atletismo em horário nobre. E em todos os jornais principais da Globo, incluindo os esportivos, é claro.
Na TV por assinatura, o atletismo tem um certo espaço no Brasil. Menor do que deveria, mas tem. O público, porém, também é mais restrito. Assim, esse espaço para o esporte na chamada tv aberta é muito importante. Pena que é só por uma semana ao ano…
Para quem tem dúvida da importância dessa divulgação para o esporte, basta lembrar alguma vez que ouviu: “Você corre maratona, né?”. Passa um tempo: “E quantos quilômetros são?”. Ou, “Você já correu uma maratona?”. “Ah, quero ver é correr a São Silvestre!”.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Realmente, este é o lado bom da coisa. Sempre tem um matéria com alguém ou sobre um tema, nem que a repórter confunda o Paul Tergart como ganhador de 5 Maratona São Silvestre… ok passou e a tá valendo a reportagem e ver um grande campeão por aqui.
Particularmente, eu não tenho este ponto de vista.
Acho que se as transmissões da Globo tivessem esta importância, nós já estaríamos vendo cerca de 10 mil corredores na maratona de SP, apenas na Maratona, visto que esta é a chamada maior maratona do país e acontece na maior cidade. Mas não é o que acontece.
E olha que estamos falando da poderosa, e maior emissora aberta do país transmitindo o evento.
Ou seja, o fato da maior emissora do país dedicar algum espaço na sua programação, por causa dos patrocinadores, não dá qualquer garantia de expansão da prática da modalidade.
E é basicamente o mesmo que acontece com os esportes olímpicos, exceto o volei, que só tem espaço na programação global em tempos de Pan e Olimpíada, salvo exceções.
A plim-plim só se preocupa com o que a ela interessa, e quando interessa.
E apesar desta maratona de SP ter o horário de largada antecipado em 30 minutos, eu não ficarei surpreso se no domingo ocorrer algum atraso, excepcionalmente de uns 20, 30 minutos quem sabe.
Acho super importante esta exposição para o esporte, mas para mim principalmente não tem efeito, pois pratico porque gosto e não porque está na mídia. Mas vou lutar e esbravejar muito para que o horário das largadas nas corridas sejam mais cedo… no mais tardar às 07:00. Vamos nos unir para conseguirmos mudar os horários…
Fiz minha estreia este ano em PoA, para fugir da MSP. Corri a Meia da Maratona no RJ para fugir da Meia Internacional. Corri a seletiva baiana da São Silvestre para fugir da SS/SP. Opções exitem. Só não podemos aceitar tudo que vem imposto e que não traz qualidade de vida ao corredor amador. Que venham largadas em horários adequados, saídas por baia de ritmo, pelotão de fantasiados e caminhantes para SS/SP. Quando isto acontecer, participo destas outras corridas… No mais, prefiro não fazer estas corridas do ‘plim-plim’…
Entendo o que o André quis expor neste post, mas concordo com os pontos de vista do Manoel e do Alex. Se por um lado, há exposição na mídia e isto pode incentivar a participação de futuros corredores, tudo o que tem o dedo da Globo é prejudicial, pois a GLobo e a Yescom sempre encararam o esporte como “entretenimento”. Para elas, o importante é mostrar os 5 primeiros, os outros que se lixem. O horário da largada é estabelecido de acordo com a grade da programação e isto tudo mundo sabe, inclusive a FPA. E sabem pq teremos a largada às 8 hs. este ano. Pq às 10 hs. haverá o jogo entre as seleções masculinas de vôlei do Brasil e Porto Rico (no ginásio do Ibirapuera, imaginem o inferno que estará na região por conta de 2 eventos tão próximos realizados ao mesmo tempo) e a Globo quer mostrar os dois, com preferência ao vôlei, é claro… Apenas isso. Qdo a esmola é muita, o santo desconfia… rsrsrsrsrs
É isso mesmo, Jacoto. Todos os comentários estão corretos. Os pontos abordados por vocês, têm fundamento. Tanto que o título do texto é “O lado bom da Globo na Maratona de São Paulo”. A largada tarde, a falta de espaço só para fantasiados, a largada sem divisão por ritmo… tudo isso precisa ser melhorado, mas, vejam, é a maratona com maior número de inscritos no país e, grande parte disso, deve-se à divulgação pela TV. Para nós, a corrida faz parte do dia a dia, mas está distante de muitos, que acham que maratona é qualquer corrida! Abraço
É né, alguém aí sabe se algum outro canal aberto comercial do mundo transmite alguma maratona na íntegra ?
Além da maratona de SP, a “famigerada” Globo ainda transmite Meia do Rio, Pampulha e mais uma ou outra.
Parem de malhar a Globo e Yescom. Elas fazem a parte delas. Mania besta de querer ficar pedindo largada às 6 da manhã. A cada dia que passa os corredores estão mais afrescalhados. Daqui a pouco vão reclamar da distância da maratona.
É isso mesmo que quis defender com o texto, Julio Cesar. A televisão é fundamental para a divulgação do esporte, com ela, os investidores vêm junto. E, não adianta, veja o caso do futebol, os clubes batem o pé, fazem de conta que estão “peitando”, mas correm para fechar contrato com a Globo. E, os anunciantes, escolhem quem dá audiência, não tem jeito. E, a parceria da Globo com a Yescom, deixando a parte técnica de lado, é muito positiva nesse aspecto. Abraço.
Caro Julio,
Acredito que ninguém está malhando a Globo e a Yescom “de graça”. Quem acompanha as corridas de rua e a própria Contra Relógio sabe muito bem que a cobertura da Globo é superficial (as matérias não são aprofundadas, não indicam nomes de equipes e técnicos, não dão dicas, não explicam que não é indicado fazer uma estréia de corrida de rua na maratona), que um comentarista global já chamou os corredores amadores de “atletas de fim de semana” e depois teve que se desculpar pela bola fora, e que a entrega antecipada de medalhas na última São Silvestre foi realizada de forma arbitrária e arrogante pela Yescom (segundo informação de bastidores, a Globo quer tirar a SS da Paulista para dar maior visibilidade à festa de reveillon). Meia do RJ, Pampulha são provas da Yescom. A Globo trasmite provas da Yescom por contrato (e ignora todoas as outras), isto não é feito de favor. A Record já trasmitiu o Revezamento Pão de Açúcar há alguns anos, a prova noturna da Indy passou na Band. Algumas corridas da Yescom já foram transmitidas sem ser ao vivo (10 km do Pan RJ), logo, a largada mais cedo é possível sim. Reivindicar melhorias como as listadas acima pelo André, exigir água gelada para os que passam no 36° km ao meio dia não é frescura, na minha opinião. Em todos os setores tmeos aqueles que reivindicam e tem os que aceitam tudo de cabeça baixa, né?
O horário de 8:30 (na teoria) para o mês de junho é bom, o que mais me incomoda é ver tão poucas pessoas fazendo maratona, ontem foram pouco mais de 3 mil concluintes. Outra coisa chata é ouvir que tinha mais de 20 mil inscritos (em todas as provas) e quando sai o resultado tem pouco mais de 11 mil concluintes.
Tem razão, Hideki. O número de concluintes nas maratonas no Brasil são bem baixos. E veja que a de São Paulo é tradicionalmente a com mais gente. Vamos ver como será no Rio no próximo dia 17. E, quanto ao número, divulgam o total de vagas, mas não o de inscritos. Essa é a propaganda. Um abraço.
André, quanto ao fato de SP ser a maior maratona, vejo que é pelo fato de SP ter o maior número de corredores do Brasil e ser um ponto focal de voos para o Brasil, tornando mais rápido e barato as viagens. Mesmo morando em Sergipe preferi ir a PoA, pois acho um fato grave ter uma maratona começando às 08:30, pois como legítimo pangaré, só estarei finalizando por volta das 12:30 e 12:30 no Brasil, em qualquer época do ano, é muito difícil estar com temperatura agradável. RJ com suas belezas naturais tem tudo para crescer mais que SP. Por que não a elite largar 09:00 e os demais 07:00 para SP? Tenho certeza que a chegada seria mais legal! Estas duas horas fariam uma grande diferença para todos. Se fosse assim acho que estreiaria aí com vocês!