Como já escrevi aqui no blog, adoro correr nas ruas e buscar rotas novas principalmente quando viajo. Conhecer os locais correndo. Foi o que aconteceu ao chegar em Porto Alegre, no último sábado. Queria fazer um trote por uns 35 minutos na véspera da Maratona de PoA. Minha sobrinha Bianca, que mora em Viamão, tinha dito que o hotel ficaria próximo do Parque Farroupilha. “Redenção para os gaúchos”, fez questão de avisar.
Não imaginei que seria tão perto do Master Perimetral, hotel onde me hospedei. Menos de um quarteirão. E as surpresas estavam só começando. O parque é perfeito para correr. Pista de areia, ao redor, além de trilhas por dentro.
Fui dando a volta e criando trajetos, já que não tinha feito pesquisa alguma (veja no relatório do Garmin abaixo). Passei por outros corredores, gente caminhando, crianças brincando, casais de namorados… Lago com pedalinho, muitas sombras de árvores, praças, parquinhos (até um de diversões, com montanha russa!).
Então, veio a maior surpresa. Dentro do parque, há uma pista de atletismo, de 400 metros, com piso de carvão e seis raias. Aproveitei para dar umas quatro voltas, antes de seguir meu trajeto. Existem, também, quadras de basquete e campos de futebol, de grama e de areia.
Conversando com um taxista, ele só alertou para não ir depois de escurecer, por não ter iluminação e haver roubos. No site oficial do parque, há uma discussão (com uma enquete) sobre uma antiga polêmica: a colocação de cercas no parque. Tomara que outras medidas de segurança sejam tomadas porque, aberto, o local é ainda mais atraente. Acesse o site e veja também diversas fotos.
Os moradores de Porto Alegre conhecem bem o parque, como confirmou a amiga corredora Luciana Fioravanti, mas fica a dica para quem for a trabalho, passeio ou para disputar uma prova na capital gaúcha: há um local perfeito para fazer seus treinos. E, se estiver com a família, leve todo mundo, porque há diversão de sobra.