20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 4 de julho de 2011 (17) (95)

Meia das Cataratas, uma prova para celebrar a paixão pela corrida

Estar com minha mulher e meus filhos. Correr. Viajar. Escrever. Quatro situações de extremo prazer hoje em dia. Cada um no seu momento, no seu tempo. Sem comparações. No último domingo (03), vivenciei uma de minhas maiores emoções na corrida até hoje. Se não, a maior.

Completar a primeira maratona é inesquecível. Baixar o tempo nos 42 km, o primeiro sub 3h10, como neste ano, em Porto Alegre, também. Atingir um recorde pessoal… Agora, sinceramente, correr dentro do Parque Nacional do Iguaçu e, logo após o km 20, “dar de cara” com as Cataratas do Iguaçu e mais 100 metros à frente ser banhado “pelas gotas” de uma das maiores belezas naturais do planeta, gerou uma sensação de bem-estar, de prazer, de realização impossível de descrever com palavras. Só estando lá para sentir. O grito, a vibração, o agradecer por estar vivo, com saúde e feliz, fazem parte desse ritual. Tanto que, mesmo reduzindo para apreciar a beleza das quedas d’água, fechei o último quilômetro em 3:59!

A prova é bem difícil, num percurso técnico, com subidas e descidas o tempo todo. Durante a corrida, troquei três, quatro frases com um corredor de Foz do Iguaçu. Perguntei se não íamos parar nunca de subir ou descer? Ele disse: “Sua primeira vez aqui? Descemos 100m para subir 300m, até o final!”. E a sensação é essa mesmo. Para baixo e para cima, pequenas retas, muitas curvas. Por 12 quilômetros, dentro do parque. Emocionante.

Minha sensação, talvez, tenha sido ainda maior porque, como já relatei aqui no blog, fiquei toda a sexta-feira tentando embarcar para Foz. Voo cancelado. Transferido para sábado, às 14 horas. Novo atraso. Finalmente, consegui chegar. Garoando, tempo nublado, quase anoitecendo. Fui para o hotel pegar o kit e bater papo. Em seguida, banho quente para espantar o frio, jantar de massas e cama. Ou seja, não vi nada. Nem do hotel nem da cidade. Brincava que iria conhecer Foz durante 21,1 km. E foi o que aconteceu.

Assim, ao chegar diante das cataratas, a sensação foi de que todo o esforço valeu a pena. Que, realmente, como ressaltam os organizadores, é uma experiência única, um desafio fascinante. Essa é a sensação que fica.

Foz, literalmente, “veste a camisa do evento”. Os organizadores têm a preocupação de oferecer um momento de confraternização, de congraçamento entre esporte e natureza. Tanto que, com os voos cancelados de todo o país na sexta-feira (1º) e manhã de sábado (02), a entrega de kits não foi interrompida na noite de sábado para domingo (03), finalizando uma hora antes da largada. Hidratação perfeita, horários respeitados… Com a prova crescendo anualmente, apenas dois pontos podem ser melhorados: definir largada por ritmo e uma melhor organização no guarda-volumes na chegada, já que eram, ao menos, 1.301 sacolas, o número de concluintes desta 5ª edição (1.009 no masculino e 292 no feminino).

Outro ponto de elogios, o jantar de massas, no sábado (02), muito bem feito e com a presença de todos os atletas de elite. Que jantaram com os inscritos, tiraram fotos, conversaram, ou seja, participaram realmente da festa.

Fechei os 21,1 km de Foz em 1:30:15, feliz da vida. Na melhor sensação que tive nesses quase três anos que disputo provas. Com uma certeza, a Meia das Cataratas já é a primeira prova confirmada do meu calendário para 2012!

Veja também

17 Comments on “Meia das Cataratas, uma prova para celebrar a paixão pela corrida

  1. Tempasso amigo! No plano vai bombar!

  2. Valeu Harry. Vamos ver, Asics Golden Four de Belo Horizonte ou São Paulo. Talvez, as duas. Abraço.

  3. Olá André, também gostei muito da prova o percurso é exuberante!!! Terminei com o tempo de 1h37min. Realmente houve confusão na retirada dos pertences no guarda-volumes, sendo um ponto negativo na organização, assim como a saída dos ônibus de dentro do parque com os atletas que originou uma fila enorme com um tempo excessivo de espera (talvez os dois únicos pontos negativos). Acho que no ano de 2012 estes problemas serão solucionados. A equipe organizadora da prova está de parabéns pois os pontos positivos suplantaram de longe os negativos. A prova é bem organizada. Valeu a pena ter participado. Em 2012 estarei lá novamente!!!

  4. Olá André.
    Excelente tempo!
    Já corri a Maratona de Foz, sendo que os últimos 21Km da maratona são os mesmos da Meia das Cataratas. Percurso duro e técnico, mas a chegada, meu amigo, que espetáculo!
    Foi um dos lugares em que tive prazer de correr até hoje. Um dia pretendo voltar para a maratona (também muito bem organizada) ou para meia.
    Sem dúvida um dos mais belos lugares do mundo para estar com a família e celebrar a vida.

  5. Sim, Sacadura, tem razão sobre a fila dos ônibus, mas, neste caso, há o problema de estar dentro do parque, do volume de transporte, essas coisas. Mas, com certeza, estará melhor no ano que vem. E, a situação do guarda-volumes é importante porque, com o frio de ontem, 10 minutos após a chegada estávamos tremendo… rs.. Abraço

  6. Então David, fiquei realmente com vontade de fazer também a Maratona de Foz, depois de ontem. Sei que é “casca dura”, considerada a mais difícil do País, mas acho que em 2012 farei dobradinha. A Meia das Cataratas está confirmadíssima. E, a Maratona, entrou de vez nos planos e estou quase danco certeza. Abraço

  7. Parabéns, ótimo tempo. Fiquei com vontade de estar lá no ano que vem.
    Abraço

  8. E aí André, bom tempo o seu, eu também participei da prova e fechei com 1h38min, muito bom, o clima e o percurso não ajudaram muito né. Mas a paisagem faz valer todo o esforço, os defeitos comentados pelo por meu amigo de equipe, Sacadura, também vivenciei e ficar 40min para pegar meu agasalhos beira ao ridículo e tirou parte do brilho da prova. Abraços,

    corridaderuams.blogspot.com

  9. Vá mesmo, Fausto, vale a pena ir. Recomendo.

  10. Sim, Rodrigo, também fiquei mais de 20 minutos até acharem minha bolsa. Uma pena, mesmo, por causa do frio, do gelo que estava. Mas acho que para 2012 isso será resolvido. Abraço.

  11. Parabéns André. Com certeza vc está em um ótimo momento, aproveite cada instante considerando o lado pessoal, profissional e esportivo. Nos vemos em BH!

  12. Valeu, Leo. Sábado, dia 16, logo cedo chego a BH e nos vemos já na feira da meia maratona. Abraço.

  13. Realmente a prova é muito gostosa e muito bem organizada. Retirada de kit, hidratação, marcação de percurso, medalha, lanche pos prova. Nota se que os organizadores e a prefeitura realmente trabalham em conjunto. Tudo perfeito. Fora o percurso! Que delícia de percurso.

    Por ser uma boa prova é o segundo ano que participo. Mas infelizmente, comparando com o ano passado a organização sofreu em alguns pontos. Acredito que o grande aumento no número de atletas pode ser o responsável pelas falhas. Esse ano a organização falhou no guarda volumes. Não é a primeira prova excelente que participo que tenho esse problema. Demorar 30 min pra retirar o agasalho e ficar no empurra empurra em meio a um monte de atletas não é nada agradavel! Sendo mulher, é pior ainda. Na minha opinião a organização colocou uma estrutura de guarda volumes pequena demais para a quantidade de sacolas. Numa prova com chegada em local diferente da largada geralmente quase todos os atletas usam essa comodidade. Faltou também organizar os itens por ordem numerica para facilitar a recuperacao das sacolas e uma organização de fila evitado a bagunça. Fica ai como ponto de melhoria para as proximas edições.
    Concordo com o Sacadura que a fila do onibus esse ano estava enorme. Mais 40min na espera.
    Esperamos que em 2012 esses itens sejam melhorados, afinal, por todos os outros pontos, a Meia das Cataratas é uma das melhores provas que já tive o prazer de participar.

  14. Sim, Katja, como já comentei, é preciso mesmo acertat a organização do guarda-volumes, principalmente num dia frio como o de domingo. Abraço

  15. Parabéns, André!! Cada post seu dá mais vontade de correr!! Depois desse relato, essa meia de Foz será uma que eu farei!!! Abração…

  16. Rodrigo, vale muita a pena mesmo, o lugar é lindo demais. Ver pelas fotos, imagens, é uma coisa. Ao vivo, é muito maior. Só ao vivo você “ouve o barulho das cataratas!”.

  17. André, Parabéns! Foi mesmo fascinante… Km 20 o barulho das águas e Carataras nos recebendo, rolou emoção, mas muita emoção! Meu melhor tempo em meia 1h42min. Até 2012.

Leave a comment