20 de setembro de 2024

Contato

Blog do Corredor André Savazoni 29 de setembro de 2011 (7) (124)

Desafio sub 40 reacendeu a vontade de sofrer nos 10 km

As provas de 10 km são a porta de entrada no mundo das corridas. Há, claro, as de 5 km, mas, confesso: nunca corri uma. A maioria de meus amigos também começou pelos 10 km. Mas, nos últimos meses, a relação esfriou. Demos um tempo. Longuíssimo distanciamento, por sinal. Em 2011, não corri nenhum 10 km para valer, para buscar tempo. Fiz uma vez a distância, ao lado da minha Mari. E só. Treinei muito para as duas maratonas que corri (Porto Alegre e Punta del Este), fazendo cinco meias para ritmo (São Paulo, Corpore, Cataratas, Asics BH e Bombinhas).

Tinha já definido que iria fazer só uma maratona em 2012, Boston, Rio ou Buenos Aires. Felizmente, será Boston, em abril. E que, no restante do tempo, treinaria velocidade e buscaria baixar (e muito) meu tempo na meia-maratona. Confesso que, com nosso desafio 10 km sub 40, a paixão ressurgiu. Estou morrendo de vontade de treinar e correr provas de 10 km com “sangue nos zóio”. De sofrer na distância porque, não tem jeito, para fazer parte da minoria que completa hoje a distância em menos de 40 minutos, só com o pé embaixo o tempo todo!

Já conversei com o amigo Fábio Maradei, assessor de imprensa da Tribuna 10 km e do Santos F.C.: vou participar da última etapa do circuito municipal de corridas de Santos, no dia 23 de novembro. E, em 2012, quero fazer várias provas na cidade. E estou ansioso porque, neste próximo domingo, estarei na Amarelinha Tintas 10 km, na vizinha Itatiba, ao lado do corredólatra Sérgio Rocha. Voltando a correr 10 km em um bom ritmo.

Quanto vou fazer na Amarelinha? Não sei. Minha melhor marca numa prova oficial, aferida realmente, é de 42:19, se não me engano. Tenho 41:00 em outra, mas não tinha 10 km. Assim, quero baixar essa marca o máximo que der em Itatiba. Faz quatro semanas que não treino velocidade. Polimento para a maratona e três de regenerativos. Só rodei. Rodagens bem leves. Fiz um 3.000 para 11:07 (no Garmin deu 3.150m) e dois tiros de 1.000m durante a rodagem da última quarta-feira para 3:45 e 3:50 cada um, só para ver.

O importante é que a chama está acesa. Quero ganhar velocidade e treinar para 10 km também. Sei que ajudará nas outras distâncias. A sensação que estou sentindo é a mesma da maior parte dos desafiantes que conversaram comigo: foi o estímulo que faltava para correr a distância. É só o começo. Em 2012, o desafio será interessante demais. E aí, já garantiu sua participação? Vamos ser sub 40 nos 10 km?

Veja também

7 Comments on “Desafio sub 40 reacendeu a vontade de sofrer nos 10 km

  1. André, estou do mesmo jeito que você. Ansioso por 2012. Vai ser demais mesmo! Estou em fase final de cicatrização da minha lesão. Já estava pensando em antecipar a volta aos treinos. Mas de repente me veio à cabeça o desafio CR 10 km sub 40 para o ano que vem. Logo pensei: preciso fazer tudo direito senão fico de fora do desafio em 2012. E esta oportunidade eu não quero perder! Forte abraço!

    ———————————

    Leo,

    Segure mesmo essa onda. Já estamos quase em outubro, final de ano chegando, não vá se machucar de novo!

    Abraço,

    André Savazoni

  2. Chuto que nessa primeira tentativa vc vai fazer entre 40:50 e 42:00. Para mim, o desafio fica para o ano que vem. Em 2011 agora só a #NikeSpRio (tô dentro, yesss!) e a Golden 4 aqui em Bsb. Abs

    —————————-

    Breno,

    Hoje deu uma puxada na panturrilha. Mas acho que não foi nada. Então, vamos ver domingo, estou sem parâmetros de prova. Acho que dentro dos 41 minutos em faço.

    Legal, estaremos juntos então na NikeSPRio e também na Golden Four aí em Brasília. Vou correr as duas provas.

    Abraço,

    André Savazoni

  3. Mestre André! Sua ideia foi fantástica! Realmente reanimou para a distância!!!!! Se Deus quiser, dia 22/10/11 faço os 41 min tb e em 2012 seremos sub 40. Poxa, Boston??? Conseguiu índice aonde? Qual número?

    ———————————

    Claret,

    Vocês, aos aderirem ao desafio, fazem parte dessa motivação que ajudou a todos. Então, consegui neste ano duas vezes o índice para Boston, nas duas maratonas que corri. Em Porto Alegre fiz 3:09:28 e em Punta del Este (Uruguai), 3:09:34. Na minha faixa etária, 35-39 anos, o índice era 3h15. Daí, consegui me inscrever e aprovaram. Ou seja, vou correr as provas menores, treinar, mas até 16 de abril de 2012, a prioridade é Boston! Depois de abril até dezembro, pé embaixo nos 10 e 21 km.

    Abraço,

    André Savazoni

  4. Este ano também não fiz nenhum 10km pra valer, no GP Runners nesse fim de ciclo pra Maratona de Floripa fiz 44:45 com muito sobe e desce e com muito volume. Na Golden 4 de SP passei os 10km com 43:40, o que me leva a acreditar que agora em novembro, na TF após a maratona de Floripa eu seja capaz de correr dentro dos 42′. E aí terei um ano pra tirar estes 2 minutos e pouco. Mas a chama está acesa e a vontade está grande.

  5. André,
    E eu que vou correr a Maratona de Amsterdam no proximo dia 16/10 e já vou engatar um 10k uma semana depois (23/10), em Berlim. A principio iria fazer esta prova só pra passear, conhecer a cidade correndo, etc. Mas com essa historia do desafio, já comecei a pensar “bobeira”. hehehe Só não sei se depois de uma maratona e uma semana de férias bebendo e comendo a vontade, vai valer a pena tentar qq coisa… abcs!

    ————————-

    Paulo,

    Sinceramente, curta a Europa. Faça a maratona que dizem que é ótima para tempo, busque o seu melhor e, depois, pode até correr os 10 km em Berlim, claro, mas nada de desafio. Esqueça isso, rs. Corra os 10 km para dar uma soltada, para ver pontos da cidade com outra perspectiva. Descansar no pós-maratona é fundamental. Mesmo quando nos sentimos bem, até sem dores musculares, o descanso é determinante para os próximos meses. Lembre-se, o desgaste no corpo é muito grande nos 42.195 m.

    Abraço,

    André Savazoni

  6. Oi André,
    Vou estrear na meia em Bruxelas (que acontece junto com a maratona) este final de semana, mas tenho ainda pelo menos uma 10k este ano para tentar baixar um pouco a marca atual. Sem dúvida vai ser um estímulo grande tentar buscar a marca, mesmo que ela ainda esteja (bem) longe hoje. Confesso que ainda não tinha objetivo de tempo para 2012, pois ainda trabalho nos de 2011…

  7. Caro André,

    Também tentarei o sub40. Atualmente estou em 42 alto. Você tem alguma planilha específica?

    Abs

    ————————–

    José Eduardo,

    Estamos vendo a possibilidade de publicar uma planilha para a preparação sim. Peço que aguarde mais um pouco que terei um resposta.

    Abraço,

    André Savazoni

Leave a comment