20 de setembro de 2024

Contato

Blog do Corredor André Savazoni 30 de setembro de 2011 (5) (92)

Desafiando os belos 600 km entre São Paulo e Rio de Janeiro

Em toda a minha infância, rodei com minha família pela estrada Rio-Santos. Lembro de um período em que, a bordo do possante Fusca de meu pai, fomos de Ubatuba a Santos e, em alguns trechos, devido à obras, desviamos pela praia. Eu e meus irmãos achamos o máximo. Faz muito tempo. As férias de janeiro eram sempre na Praia Grande, em Ubatuba, em um apartamento alugado. Uma delícia. Anos mais tarde, morei quase um ano em Caraguatatuba. Visitas a São Sebastião, Paraty e Ilha Grande fizeram parte desses ótimos momentos, sem falar na realmente encantadora Ilhabela. Já corri, também, por duas vezes, o revezamento Bertioga-Maresias. Mas, neste ano, o desafio será totalmente diferente. Ou melhor, será ultra. Vou de São Paulo ao Rio de Janeiro, correndo pelo litoral!

Crédito: Caio Guatelli/Nike

Junto com os companheiros da equipe Tri Rio, vamos percorrer os 600 km da disputa do Desafio São Paulo-Rio, da Nike, entre 20 e 22 de outubro. Três dias. Cinco homens e três mulheres no time. A intenção, além de correr, claro, é retratar a visão dos amadores competitivos. Não será brincadeira. Todos darão o máximo.

São sete equipes de oito corredores não federados no Ultradesafio. Cada um percorrerá cerca 30 quilômetros diários, em até três trechos. Para participar, pelo regulamento, os homens devem ter ritmo entre 3:30 e 4:30; e as mulheres, entre 3:40 e 5:00. E as equipes são misturadas, muitos vão se conhecer durante a competição. E os próprios atletas e treinadores deram os nomes dos times.

Para que nenhuma equipe fique muito distante das outras, a organização definiu quatro pontos de corte: Jureia, Paraty, TKCSA (posto de gasolina) e Prainha. Há penalidade: a cada km cortado será somado um pace de 7 minutos no resultado final! Viu como não será brincadeira.

A largada será no dia 20 de outubro, às 5 horas, no Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. De lá seguiremos rumo ao litoral pela Estrada Velha de Santos. As equipes terão até as 17h para chegar à Jureia. Aquelas que não conseguirem farão traslado da Jureia até Serra de Maresias, local da relargada. As equipes devem chegar entre 15h30 e 18h30 em Maresias, onde pernoitam no Nike Village.

No segundo dia, a largada está marcada para as 6h na Praça de Eventos de Caraguatatuba, no sentido Paraty, com direito a trechos de areia, terra e muito asfalto, costeando o litoral. O ponto de corte será às 18h em Paraty, com relargada às 18h30 em Bracuhy. Chegada prevista em Angra dos Reis entre 15h30 e 19h20. Os participantes passam a noite no Nike Village, em Angra.

No sábado, terceiro e último dia, largada às 6h de Angra dos Reis rumo a Ipanema. Haverá dois pontos de corte. O primeiro no TKCSA (posto de gasolina) às 15h30, com relargada às 17h na Estrada Roberto Burle Marx. E o segundo na Prainha, às 18h, com nova largada às 18h45 em São Conrado. A previsão dos organizadores é de que as equipes terminem a prova entre 17h e 19h30 na Praia de Ipanema. Ufa, já dá cansaço só de escrever.

O técnico da Tri Rio é o Marcelo Tavares, da Body Tech, com a parceria com o experiente e rápido Márcio Puga, da Estação do Corpo. Meus companheiros de equipe são Fábio de Jesus Duarte, Juliana Bomfim de Ataíde Trindade, Bernardo Tillmann, Suyanne Lourenço Freitas, Rodrigo Eichler (também jornalista), Juliana Nogueira Soeiro e Leonardo Ferreira Schwab. Estamos todos prontos para o ultradesafio, que terá cobertura especial aqui no blog.

Veja também

5 Comments on “Desafiando os belos 600 km entre São Paulo e Rio de Janeiro

1. Boa sorte cara! É realmente uma pedreira!

2. Vamo que vamo! O bicho vai pegar na Rio-Santos! Abs

3. Estranhei sua ausência na equipe imprensa. Mas bom que vc vai. Escreve bem e com frequencia. Boa corrida.

4. Uma ótima corrida para a equipe!!!!!

5. KKKK, ano passado eu fiz apenas o segundo dia de prova.O trecho Maresias-Angra. Corri 21kms. O primeiro feliz da vida, sendo filmada pela Globo em 4.48/km, o segundo mais feliz ainda com torcida do Vanderlei Cordeiro de Lima a 4.30/km e o terceiro uma subida interminável a qual me arrastei já no anoitecer percebemdo a dureza da vida! Este ano no ultra-desafio 600k vou ter q conter a empolgação. André ouvi rumores de que correremos 2 trechos /dia de 15kms…qual a informação correta? Ah, minha equipe: 4any1-Run&Fun :))

————————-

Luciana,

Não sei exatamente os trechos médios por atleta. Sei que, dividindo o número de componentes da equipe, pela distância, dá 33,33333 km para cada um de média por dia… rs. Já que são seis titulares (com dois reservas). Mas, também, não fui buscar certinho esse número poque, não tem escolha, com dois trechos de 15 km e pouco ou três de 10 km e pouco por dia, tem de correr e pronto!