Notícias Performance e Saúde André Savazoni 22 de dezembro de 2011 (1) (166)

Solonei fará preparação para Olimpíada de Londres em Jundiaí

A pista de atletismo do Bolão, em Jundiaí (a 60 km de São Paulo), tem muita história. Foi nela que Nelson Prudêncio deu os primeiros saltos triplos. Vivendo hoje em São Carlos, também no interior paulista, ele foi medalha de prata na Olimpíada da Cidade do México, em 1968, e bronze na de Munique, em 1972. Sem contar as duas pratas no Pan-Americano, em Winnipeg (1967) e Cali (1971). A partir de 15 de janeiro, o Bolão, agora todo reformado e com piso sintético, passa a ser palco da preparação de outro atleta que sonha com uma Olimpíada: Solonei Rocha, campeão pan-americano em Guadalajara e segundo melhor maratonista do Brasil em 2011 (2:11:32 em Padova, na Itália).

Crédito: Asics/Divulgação

O técnico Clodoaldo do Carmo confirmou hoje (22) ao blog que toda a equipe do Pinheiros/Asics que tinha Bragança Paulista como sede mudará para Jundiaí a partir de janeiro. O grupo está em férias, descansando nesse período de festas do final de ano, retomando a preparação no próximo mês. Alguns atletas, inclusive, estiveram no Bolão e elogiaram a condição da pista, que já foi oficializada pela Federação Paulista de Atletismo.

Além de Solonei, entre outros atletas de destaque, passam a treinar em Jundiaí a também maratonista Michele Cristina das Chagas e a jundiaiense Zenaide Vieira, especialista nos 3.000m com obstáculos. O grupo, inclusive, irá morar em Jundiaí, nas proximidades do Bolão.

Índice na Maratona de Londres – Clodoaldo explicou que Solonei faria a tentativa do índice olímpico (2h15) em Fukuoka (Japão), mas a organização não conseguiu viabilizar a inscrição a tempo. Assim, a programação de treinos foi alterada, com o maratonista ganhando um descanso mais longo agora. Com isso, abriram mão de disputar uma prova de 42 km no começo de 2012, focando todas as fichas na Maratona de Londres, em abril. Será o tiro único em busca da vaga olímpica.

“Vamos correr dentro das regras estabelecidas, para o índice. Acredito que 2:12:30 será suficiente para garantir a vaga”, afirmou Clodoado. O técnico disse que está sabendo que muitos atletas estrearão nos 42 km nos próximos meses sonhando com a classificação olímpica. Solonei também já foi confirmado na Maratona de Nova York, em novembro. “Esperamos disputá-la depois de ter participado da Olimpíada.”

Veja também

One Comment on “Solonei fará preparação para Olimpíada de Londres em Jundiaí

  1. A disputa vai ser boa hein,o professor Henrique Viana confirmou que o Damião e o Giovanni vão tentar o indice também..Boa sorte a todos.

Leave a comment