Blog do Corredor André Savazoni 1 de dezembro de 2011 (2) (193)

Se Minas tivesse mar, a música seria “nós vamos invadir a sua praia”

Nos últimos dois anos pensei em correr a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte. Em 2009, não me senti preparado. Em 2010, tinha voltado da Maratona de Curitiba e achei melhor não forçar. O calor na capital paranaense já tinha sido daqueles e, com a largada às 9h15, não queria “torrar” em Minas Gerais. Neste ano, a antecipação da largada para as 8 horas melhorou bastante as perspectivas e, com a possibilidade de ir com o Sérgio Rocha para divulgarmos a Contra-Relógio e correr a prova, não pensei duas vezes. Então, domingo, mesmo sem Minas ser banhada pelo mar, o ritmo musical será, copiando o Ultraje a Rigor, “nós vamos invadir a sua praia”.

Foto: Sérgio Shibuya/ZDL

Por sinal, conheci BH e a Lagoa da Pampulha neste ano, durante a etapa da Golden Four Asics. Achei o local excelente para correr. Claro que os moradores da cidade devem cansar de treinar lá, como ocorre com os paulistanos na USP ou no Ibirapuera, mas o ponto é excelente para um longão. E os percursos das duas corridas (Asics e Yescom) são diferentes no sentido (anti-horário na Asics e horário domingo) e também porque a prova de domingo dá uma volta completa, o que não ocorre na meia-maratona, que tem um vai e volta.

Outro ponto positivo é que os mineiros têm uma relação com a corrida “legal demais da conta”. Tanto que no Desafio CR 10 km Sub 40 há um grupo enorme de inscritos (não tabulei ainda as cidades de todos, mas com certeza está entre as três primeiras com o maior número de postulantes aos 40 minutos). Para muitos, inclusive, o evento de domingo será uma festa de encerramento da temporada, uma confraternização. É a “São Silvestre de Minas”, com os mesmos pontos positivos e negativos (como a largada tumultuada, sem separação por ritmo). Teremos ainda, o grupo do “Drink Run” da Pampulha.

Falando da prova, o nível técnico promete ser excelente, com o grupo de quenianos mais do que confirmado (estão na preparação final para a São Silvestre) e a maioria dos atletas brasileiros de elite presentes, já que a corrida conta pontos para o Ranking Nacional da Caixa, que garante um apoio financeiro para os dez primeiros colocados ao final de 2011.

Entre as mulheres, vale destacar o retorno de Lucélia Peres (na foto comemorando o título em 2006). Maior campeã da Volta da Pampulha (oito participações e sete pódios, com três vitórias consecutivas), Lucélia ficou dois anos afastada devido a uma lesão no calcanhar. “É muito bacana de se correr, pois tem atletas fortíssimos, de nível internacional. A Volta Internacional da Pampulha se tornou importante para mim porque fez com que eu fosse conhecida no cenário mundial”, disse Lucélia em entrevista à organização da prova. “Desde 2009 sofro com as lesões. O problema me tirou de várias competições, mas estou voltando aos poucos e intensificando meus treinamentos para essa corrida. Participei de algumas provas este ano, mas essa é uma ótima oportunidade para que eu possa me preparar para 2012.”

Foto: Sérgio Shibuya/ZDL

Além de Lucélia, a elite feminina brasileira terá, entre outras, Conceição Oliveira (líder e virtual campeã do ranking), Edielza Guimarães, Sueli Pereira, Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia e Tatiele Roberta de Carvalho. Nove das dez primeiras colocadas no ranking correrão em Belo Horizonte.

No masculino, Giomar Pereira poderá ser tetracampeão do ranking. O baiano soma 357 pontos – 45 de vantagem sobre o mineiro Gilmar Silvestre Lopes, o único que ainda sonha com o título. Damião Ancelmo de Souza, que conquistou bons resultados em 2011, além da equipe do Cruzeiro, que correrá em casa, também garantiram presença.

CR de dezembro e calendário

Eu e o Sérgio estaremos, nesta sexta-feira (02) e no sábado (03), no estande da Contra-Relógio na entrega dos kits da Volta da Pampulha. Passe lá para bater um papo com a gente e poderá, além de fazer assinatura com preços especiais, comprar em primeira mão, inclusive antes de chegar às bancas, a edição de dezembro da revista, que vem com o aguardado calendário de 2012. Nos vemos daqui a pouco em Belo Horizonte.

Veja também

2 Comments on “Se Minas tivesse mar, a música seria “nós vamos invadir a sua praia”

  1. Reportagem bacana ! Bem vindos ao mar de Minas : Nossas lindas montanhas !!!!!!!!

  2. Legal meus caros! Sejam bem vindos e até amanhã!

Leave a comment