Sem categoria André Savazoni 13 de junho de 2012 (6) (148)

Hora de fazer a base para o segundo semestre

Duas maratonas e três meias (uma na montanha), além de algumas provas de 10 km e uma de 5 km neste primeiro semestre, que ainda não terminou. De 1º de janeiro a 3 de junho, quando corri a Maratona de Porto Alegre, foram 1.722 km rodados de acordo com o Garmin. Um pouco mais, porque fiz alguns treinos e até prova sem o GPS. Arredondando, então, 1.800 km. Em uma conta básica, 360 km por mês (90 por semana) de média. Sem qualquer problema físico. Graças aos descansos e alimentação, mas principalmente ao período de base bem feito no final de 2011 e começo de 2012.

Agora, começa tudo novamente. Base que considero determinante para o segundo semestre, quando a prova-alvo é a Maratona de Buenos Aires, dia 7 de outubro. Um momento em que não devemos ter pressa. Após uma semana completamente parado, para o corpo relaxar, ficar “destreinado”, ganhar um pouco de peso, recuperar do esforço de uma maratona, voltei a correr. Como foi sofrido na segunda-feira: 10 km em 6:15 por km. Hoje, já melhorou, 12 km a 5:21 por km… aos poucos, irá ficando mais fácil.

Na base, vamos progredindo gradualmente na melhora da força, da velocidade e da resistência geral, o que garante a “sustentação” necessária para  suportar a carga dos treinos de maior intensidade (específica) nas etapas seguintes da preparação. Qualquer comparação com o alicerce de uma casa não é mera coincidência.

Coloquei na cabeça que farei duas coisas diferentes agora. Vamos ver quais serão os benefícios. Voltar a fazer um pouco de musculação (não gosto, não tenho paciência, mas acredito que irá ajudar) e andar mais de bicicleta (agora que o dedo deslocado na etapa de montanha de Paranapiacaba, finalmente, quase não doi mais e já tenho mais firmeza). Quando começar a esquentar, em setembro, incluo a natação (não consigo nadar em piscina fechada, fico espirrando e com dor de cabeça demais depois).

O importante é que está na hora de fazer a base para o segundo semestre.

Veja também

6 Comments on “Hora de fazer a base para o segundo semestre

  1. E nada melhor do que trabalhar em cima das estatísticas… Parabéns.. eu até agora rodei apenas 1250 kms. Sei que você irá evoluir muito e rapidamente pois tem um bólido bom para corrida. De qualquer maneira atente apenas para a importância do descanso necessário. E boas corridas! abçs

  2. André: Acabei de ver na internet: Agora treino sem gps e demais penduricalhos tem nome: Treino cognitivo. Uau… preciso escrever sobre isso

  3. Essa tua base de 2012 seria pra fazer um IM em 2013? Incluir natação e ciclismo em um treino de um corredor não tem muito sentido, quem pode falar melhor disso é o Adriano Bastos, especificidade é importante, curtir um outro esporte é válido, mas em nada vai te ajudar funcionalmente na corrida ao meu ver.
    Agora se tu vai querer entrar no triathon é totalmente diferente, tens base na corrida e muita dedicação e experiência de treinos.
    Vou fazer a maratona de Punta, vou tentar um sub 3h20′, mas com volumes de 55k semanais, meu tempo disponível para treinos é escasso. Esse teu volume de 90 seria ideal pra mim. Abraço e sucesso, sou fã do podcast André!

    ——————————————-

    Cristian, vou colocar a bike nos dias de off, e a natação, para soltar, uma forma de relaxar. Nenhum dos dois, com intuito competitivo. O objetivo é manter os treinamentos e o foco na corrida. Um dia, mais para frente, sim, penso em fazer algumas provas de triatlo, mas não agora nem em 2013.

    Vai gostar da Maratona de Punta, agora, só dois pontos: torça contra o vento (para ele não ser um vento contra e forte, como no ano passado, rs) e prepare-se para correr bastante tempo sozinho.

    Abraço
    André

  4. Os Naked Runners recomendam treinar sem GPS por outras razões: http://www.thenakedrunners.com/

  5. Aproveitando a sua resposta ao comentário do leitor Cristian Duarte…

    Você, no momento, disse não ter intenção de participar de um IronMan porque, na verdade, você não “enferruja”, e ferro (iron) enferruja. (risos) Você está em outra categoria…
    … categoria de um Inox SteelMan. (risos)
    Você usa pilhas Duracell???

    Agora falando sério. Gostaria de aproveitar a oportunidade, já que você citou que pretende participar de um triatlo dentro de médio prazo e isso exigirá bastante de você como exige de qualquer atleta que pratica atividade esportiva de modo intenso.

    Se você reparar, 99,99% de sites e revistas que tenham ligação com a atividade física, recomendam apenasa determinados exames antes da prática da atividade: Cardiovascular, exames de sangue e biomecânico. O que a princípio pode parecer sem nexo, há muita correlação. Saúde bucal!!!

    Se me permite, gostaria de sugerir a Revista CR, fazer uma matéria sobre saúde bucal para quem pratica atividade física.

    Se você procurar pela Rede, há quase nenhuma informação quanto a este assunto com os corredores de rua.
    Por acaso achei este post
    Sorria com a corrida
    http://viciadoporcorridasderua.blogspot.com.br/2011/12/sorria-com-corrida.html
    Fonte: Blog “VICIADO POR CORRIDAS DE RUA”

    Foi em uma das Copas passadas, que agora não me lembro qual, passou uma matéria na TV falando sobre a importância da saúde bucal dos jogadores que eram convocados para a Seleção. E só agora voltei a me lembrar do assunto e colocar neste comentário.

    Bons treinos e boa base para o segundo semestre.

  6. Cara, nadar no frio é muito melhor. No verão, além da piscina cheia, você fica cozido o dia inteiro.

Leave a comment