Blog do Corredor Notícias André Savazoni 30 de maio de 2012 (20) (114)

Cinco meses de treinos ininterruptos. A sensação hoje foi de dever cumprido

A meta do primeiro semestre seria a Maratona de Boston. Ou melhor, foi, dependendo do ponto de vista. Corri minha mais emocionante e apaixonante prova. Duvido que terei uma sensação parecida. Primeira vez é primeira vez… Mas o calor impediu o desempenho que queria. Os treinos, então, foram “emendados”. Não parei. Conversando com meu treinador, Marcos Paulo Reis, resolvemos apostar. Em busca do índice para Boston-2013, a escolha foi a Maratona de Porto Alegre. No próximo domingo, novamente, estarei percorrendo 42.195 m pelas ruas da capital gaúcha. Hoje, após o último treinamento – depois de cinco meses ininterruptos –, a sensação foi de dever cumprido.

Marcos Paulo acredita em periodização da preparação para os 42 km. Eu também. Mas resolvemos arriscar. Emendamos os treinos pós-Boston e analisamos como meu corpo reagiria. Confiou na minha sensação. Temos a orientação do técnico, acreditamos em seu pensamento, mas temos também de ouvir nosso corpo. Confesso que até eu me surpreendi. Cortamos os tiros de 400 m, 800 m, mas mantivemos as rodagens (e põe rodagem nisso), os ritmos, fartleks… Estou sem qualquer dor muscular. Como o corpo reagirá após o km 35 em Porto Alegre? Boa pergunta. Respondo domingo!

Já escrevi aqui, o mais sofrido da maratona é seu treinamento. A dedicação necessária. Porém, como disse o Sérgio Rocha no blog Corredólatras, aqui ao lado, corremos por prazer, por paixão. Não é um sacrifício, mas sim uma realização. Hoje, no aquecimento na pista do Bolão, tive a companhia do Solonei Rocha, que estava rodando após voar em tiros sofridos. Ele ressaltou o que já falou várias vezes: esporte de alto rendimento passa longe da saúde e o sofrimento é enorme, as dores idem. É a profissão dele. Você vai todos os dias feliz da vida e alegre para seu trabalho? Pensa: nossa, não vejo a hora de ir trabalhar! Claro que não. Longe disso. E para treinar? Estamos lá porque queremos.

Nesses cinco meses, foram 1.673,45 km rodados e 151:26:52 de treinamento de acordo com relatório do Garmin. Acrescente um pouco mais, já que fiz provas e corri alguns dias sem o GPS. Fazendo uma média aproximada, dá 334,69 km por mês e 83,6 km por semana. Hoje, ao terminar o último minuto do fartlek (12 vezes de 1 minuto bem rápido e 1 minuto lento), a sensação foi ótima. Fiz o que deveria ter feito. De vez em quando, relaxamos na alimentação, na cerveja ou vinho (para quem gosta, como eu), mas no geral, a dedicação foi completa. Agora, é curtir, domingo, 42.195 m almejados. Dia de forçar, sofrer e, também, divertir-se muito.

Além disso, depois de uns dias de descanso, ainda na primeira quinzena de junho, começa tudo de novo. Que bom ter essa opção.

Veja também

20 Comments on “Cinco meses de treinos ininterruptos. A sensação hoje foi de dever cumprido

  1. Que legal André, também me preparo para uma maratona (Buenos Aires, outubro). Domingo promete frio e tempo seco em Porto Alegre, não poderia ser mais perfeito pra tua maratona. Estarei com minha assessoria de corrida lá e muitos alunos fazendo a prova, se quiser ter um ponto fixo e contar com a nossa infraestrutura, está convidadíssimo, é só mandar um e-mail. Boa prova a todos nós! Que venha domingo!

    ——————————-

    Que legal, Giovana, nos falamos sim. E procuro a barraca de vocês na prova para conversarmos. Bem, sou pé frio com relação ao clima, então, sigo na torcida, rs

    Abraço
    André

  2. É isso aí. E acho que, na verdade, você vai responder a pergunta dos 35 km bem depois de domingo. Pelo menos aqui no blog. Rumo ao índice domingo. Boa prova.

  3. Boa sorte, e que dessa vez a temperatura colabore!

  4. Grande André, estaremos juntos lá e com certeza será uma grande prova!!! Um pouco diferente de você tive vários “probleminhas” inicialmente uma tendinite no tendão tibial posterior e por último faltando 20 dias para a prova uma ferida na parte posterior do joelho. Mas fora isto, todos os treinos muito bem feitos sensação de dever cumprido também e mais do que isso muita experiência adquirida para provas futuras, além de grandes novas amizades. Ao cruzar a linha de chegada teremos muito mais história para contar!!!!

    ———————————–

    Isso aí, Fernando. Incluindo o jantar de massas no sábado à noite e a churrascada no domingão pós-prova! Vamos juntos lá em PoA, um puxa o outro.

    Abraço
    André

  5. Parabéns pela iniciativa e força para emendar duas maratonas seguidas! Boa sorte em Porto Alegre e vamos torcer pelo índice. Abcs!

  6. Sub 3.

  7. Estarei enviando vibrações positivas! Estou torcendo bastante para que você não só consiga a marca para Boston 2013, mas para que você termine os 42 km com o sentimento do dever cumprido! Todo este tempo de preparação merece ser festejado com uma excelente prova! Boa sorte!

  8. André, te desejo uma excelente prova e torço pra que você faça sub abaixo de 3 horas. Meu palpite pra você é algo entre 2:55 e 3:00. Eu tive problemas e guardei meu cartucho pra maratona do Rio.

  9. André, só fiquei na dúvida se no jantar de massas vai rolar o vinho tb, rsrs.
    Agora sem brincadeira, tomara que domingo seja O dia e você volte com sua conquista e boas histórias pra contar.
    Abraços!
    Alex.

  10. Boa sorte para mais um índice. Também estarei lá com o mesmo objetivo mas me preparando para o índice em 2016 onde completarei meio século. A dúvida que tenho você cita sempre os exercícios/treino mas e o descanso? Nos encontramos por lá. abs

    ——————————-

    Opa, Marco Antonio, um ou dois dias por semana, tiro de descanso. Geralmente, um dia. E, nos outros, dos exercícios/treinos, há dias em que corro bem leve, rodagem baixa, como regenerativo mesmo. O descanso é fundamental.

    Abraço
    André

  11. Vai que é tuuuuuaaaa André! Boa sorte!

  12. André, agora é só correr!
    Vai com fé!
    Boa sorte!
    Fausto

  13. Muito sucesso em POA!! Bom saber que soube ouvir seu corpo e chegou bem ao fim do treinamento.

  14. O fato da gente não ter obrigação (não é por profissão) mas ainda assim buscar cumprir quase que religiosamente toda a preparação para atingirmos nossas metas é que mostra o quão apaixonado somos pelo que fazemos.
    AMADOR é realmente uma palavra muito boa para definir essa relação “gratuita” com o esporte.
    Boa sorte em Poá!

  15. Boa prova! Correrei minha primeira maratona neste domingo. Pelo CPTEC de hoje, 5a. feira, a previsão é de 16 a 22 graus com vento e talvez chuvisco pela manhã… bem refrescante perto de Boston! 🙂
    Abraço!

    —————————

    Opa, Edenilson, ótima estreia. Não poderia estar em lugar melhor. E, vamos lá, pelo Climatempo, entre 12 e 18°C. Parece que, desta vez, meu pé “quente” será ignorado. Finalmente!!! Vamo só torcer para que o vento no final não seja muito forte contrário.

    Abraço
    André

  16. Olha uma previsão de tempo pra POA, central RBS de meteorologia: Na capital e região metropolitana teremos pancadas de chuva na madrugada e pela manhã, durante a tarde a chuva cessa e a noite tempo sem chuva e frio. Temperatura oscilando de uma mínima de 10°C ao amanhecer até 20°C à tarde.

    ——————————-

    Caramba, perfeito, Julio. Tomara que, finalmente, eu tenha o tempo como um aliado em uma maratona rs

    Abraço e obrigado
    André

  17. Qual é o tempo de qualifying pra Boston?

    —————————————————-
    Na minha faixa etária, Nishi, 3h10, mas como há o sistema de inscrições por tempo (20 minutos abaixo do índice, 10 minutos, 5 minutos e índice), preciso completar de 3:04:59 para baixo, para ter boas chances de inscrição.

    abraço
    André

  18. André, sugiro uma reportagem relatando o custo de um treinamento para maratona. Tênis gastos, suplementos, hidratação, planilhas, incrição, etc. Acho uma prova ímpar, porém vejo que o gasto está comprometendo a vida de muitas famílias de corredores. Seria interessante comparar um nível alto (tipo viagem Boston, assessoria de ponta MPR, etc), com um nível mais humilde do tipo do pedreiro que ganhou a BR-135. Já foi o tempo que corrida era coisa de pobre!

    ———————————–

    Sugestão é boa, Alex, mas acaba sendo muito relativo também. Alguns gastos, como suplementação e hidratação especial, por exemplo. Agora, se você colocar uma viagem internacional, o custo sobe demais. Não tenha dúvida disso. Mas isso também depende. Boston precisa de índice, mas, vamos falar, correr Paris e Buenos Aires. Provas parecidas em percurso. Custos totalmente diferentes da viagem.

    Abraço
    André

  19. André

    Parabéns pelo teu tempo na Maratona de Porto Alegre de 03:04. Meta atingida e boa sorte lá em Boston. Também participei da prova de hoje e te cumprimentei no final da prova. Fiz a maratona em 03:27 o que foi minha melhor marca pessoal. Mas quero treinar muito mais para atingir um dia este resultado que vc conseguiu hoje para participar da Maratona de Boston.

    Meus parabéns mais uma vez.

    Abs

    André
    Porto Alegre

Leave a comment