20 de setembro de 2024

Contato

História André Savazoni 27 de julho de 2012 (5) (145)

Misha e a minha primeira lembrança esportiva. Apresente a Olimpíada aos seus filhos

Olimpíada é o grande marco esportivo da história. Seja para o público (principalmente do país/cidade a recebê-la) como para os atletas. O ápice de uma carreira. Com ou sem medalhas. Também é o momento ideal para apresentar os esportes aos nossos filhos e, dando o exemplo, mostrar a importância da prática de uma atividade física durante a vida. Minha primeira grande lembrança nos esportes remete a 1980, quando eu tinha 6 anos, na Olimpíada de Moscou, na então União Soviética, com o show do mascote Misha.

Sem dúvida alguma, Misha é o mascote mais importante e marcante da história olímpica. Quem acompanhou o evento, lembra-se do ursinho chorando na cerimônia de encerramento (foto), no Estádio Lênin. Acho Misha tão importante que ele deveria ser o porta-bandeira eterno da Rússia. Só não concordo com o Danilo Balu, companheiro de blog, que coloca Misha no mesmo patamar de heróis olímpicos, como Mark Spitz e Emil Zatopek, a Locomotiva Humana. Mas é uma opinião a se respeitar. Realmente, foi o grande “atleta” de 1980.

O interessante é que os Jogos de 1980 foram “esvaziados”, com somente 81 países – o menor índice de participantes desde 1956. Isso devido ao boicote do grupo de 61 nações liderado pelos Estados Unidos. Em 1979, tropas soviéticas invadiram o Afeganistão. Tempos depois, os EUA financiaram o Talibã para retomar o poder e sabemos o que aconteceu… Em 1984, na Olimpíada de Los Angeles, o boicote foi do grupo soviético. Mas agora, 42 anos depois (apesar de graves conflitos no Oriente Médio, como na Síria), a Olimpíada de Londres têm tudo para ser a melhor de todos os tempos. Os grandes atletas, nas mais diversas modalidades, estão presentes.

Atletismo e natação, para mim, são o ápice dos Jogos Olímpicos. Mas não dá para descartar outras modalidades, muitas que ganham espaço somente neste período.

Nas provas de corrida, por exemplo, teremos duelos interessantíssimos, tanto no masculino quanto no feminino. Sem desmerecer os demais, a “briga” Estados Unidos x Jamaica nas competições de velocidade e Etiópia x Quênia no meio-fundo e fundo. Claro que nesse meio teremos surpresas, mas os clássicos dos clássicos estão definidos.

RIO-2016 – Daqui a quatro anos, a festa será no Brasil. Sensacional, mas uma cornetada é mais do que necessário: pena que em termos de desenvolvimento esportivo, principalmente no atletismo, seguimos engatinhando e perdendo as chances. Os atletas brasileiros, primeiramente, têm de conseguir sobreviver do esporte para depois irem atrás de resultados. O trabalho de base, a começar pelas escolas, praticamente não existe. Assim, em Londres-2012, infelizmente, a equipe brasileira de atletismo começará as disputas dia 3 de agosto, como mera coadjuvante. Uma ou outra exceção, mas só isso. Fato que deve se repetir em 2016… Uma pena.

Fotos: Divulgação

Veja também

5 Comments on “Misha e a minha primeira lembrança esportiva. Apresente a Olimpíada aos seus filhos

  1. Eu não lembro do Misha, (tinha 4 anos e meio em Moscou-80), mas que foi sensacional, foi. No entanto, eu me lembro bem do Naranjito, da Copa-82.

  2. ai ai… lá vêm mais mentiras e calúnias à minha pessoa… rsrsrs

  3. A 1a Olimpíada que me lembro é a de 1984,tinha 7 anos,e depois de assistir provas de atletismo lembro de ir pro quintal e ficar “imitando” os atletas kkkkkkk.
    E sobre os “clássicos” do atletismo vou de Jamaica e Etiópia.

  4. Na imagem a seguir, Mascotes dos Jogos Olímpicos de Moscou (1980) e de Londres (2012)
    http://trivela.uol.com.br/media/images/large/2012/07/25/img-20554-acima-o-ursinho-misha-abaixo-wenlock-e-mandeville-mascotes-d.JPG
    Entendi nada estes mascotes dos Jogos de Londres 2012…

    ================================
    Os Jogos Olímpicos é sim o “ápice de uma carreira”, dito por você André Savazoni. É onde se tem a oportunidade de mostrar o resultado de um trabalho árduo de 4 anos. Azar, incompetência, “amarelada”… vários fatores podem acontecer para serem lamentados nos próximos 4 anos até a próxima Olimpíada. Mas para os vitoriosos, entrarão para a história e serão lembrados por décadas.

    ================================
    Eu ri muito ouvindo as trolladas do Sergio Rocha no podcast Contra-Relógio no Ar – Ed. 062 (48:51)
    Se vocês se divertem gravando os Podcasts, do lado de cá, nós ouvintes, nos divertimos muito mais ouvindo vocês. (risos)

    ===============================
    Aproveito para citar Alain Mimoun já que você citou Emil Zátopek
    O mesmo Alain Mimoun citado por você no post:
    http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/na-corrida/2011/05/08/alain-mimoun-a-pedra-no-tenis-de-emil-zatopek/
    O vídeo foi removido pelo usuário (Leia-se: Esporte Espetacular). Tão emocionante foi assistir que procurei outro link para divulgar novamente.

    Então André Savazoni, quando o coadjuvante teve a oportunidade de ser, finalmente, o protagonista.
    Alain Mimoun y Emil Zatopek (español)
    http://www.youtube.com/watch?v=29WqEIMYOTc

  5. Olá André!

    Você me trouxe boas lembranças, eu me lembro bem das Olimpíadas de Moscou, tinha 13 anos na época, para mim também foi a Olimpíada mais marcante, ficava curioso em ver a entradas das delegações carregando placas com os nomes dos países no alfabeto russo, foi nessa época que aumentei meu interesse pela cultura russa, por coincidência tinha comprado o Almanaque Abril 1980, que já colecionava naquela época, nela tinha uma tabela dos idiomas ocidentais, com o latino, grego e russo lado a lado para facilitar o aprendizado, desde daquela época aprendi pelo menos a ler nos três idiomas, minha coleção de almanaques abril junto das enciclopédias “de papel” que meu pai me deu quando tinha 7 anos de idade formaram a base para formação do meu conhecimento geral e que futuramente me levaria a ser editor, tradutor e pesquisador voluntário na Wikipédia.

    Para relembrar mais ainda o Ursinho Micha, achei este vídeo no Youtube com o fundo musical no idioma russo: http://www.youtube.com/watch?v=JHqdWFpJkpk

    Um grande abraço!!!

Leave a comment