O que você acha do K21 São Paulo na Serra do Japi?

Localização próxima a três importantes e movimentados aeroportos (Viracopos em Campinas, Congonhas em São Paulo e Cumbica em Guarulhos), distante somente 60 km da capital paulista (até menos dependendo da região), possibilidade de 500 m de elevação altimétrica em apenas 8 km, natureza, estradas largas e de terra são algumas das vantagens para a Serra do Japi, na região de Jundiaí, receber a etapa paulista do K21 em 2013. O que você acha da possibilidade?

Neste ano, foram duas etapas: K21 Arraial do Cabo (Rio de Janeiro) e K21 Ilha do Mel (Paraná), esta no último domingo. Para 2013, a Bombinhas Runners, responsável pelo K42 Bombinhas e pelo aval da série K21 Brasil, pretende ampliar no mínimo para cinco provas. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina são fortes candidatos.

Maresias é uma outra opção para o K21 paulista. Assim como a região serrana do Circuito das Águas, com Amparo e Serra Negra. Porém, em termos de logística, a proximidade com a capital (o que garantiria ir e voltar no mesmo dia para a prova, por exemplo), com uma expo de entrega de kits e festa de confraternização na capital paulista, pesa também a favor da corrida na Serra do Japi. Além disso, devido ao número de corredores e ao poder aquisitivo de São Paulo, não dá para descartar até duas etapas no estado, uma decisão não inviabiliza a outra, em tese.

Porém, o fato de a Serra do Japi tratar-se de uma reserva natural, mesmo não entrando em trilhas na área de mata nativa, exige uma negociação e aprovação de entidades ambientais. São 354 quilômetros quadrados de área, com ponto mais alto a 1.250 m de altitude, abrangendo quatro municípios – Jundiaí, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva. Um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica no interior paulista,  a Serra foi tombada pelo Condephaat em 1993 e declarada Reserva Reserva da Biosfera pela Unesco, um ano antes, em 1992. O ponto mais alto está a mais de 1.200 m de altitude.

Treino regularmente na Serra. Há um percurso que fazemos, de 18 km ida e volta, saindo de 720 ao nível do mar e chegando a 1.200 m no antigo observatório – e isso somente em 9 km. A maior parte é feita em estradas de terra, largas, o que viabiliza a prova. As duas etapas da Green Race realizadas em 2010 e 2011 na área de Jundiaí foram muito elogiadas por quem participou. Subidas não falta, nem desafios. Então, o que você acha do K21 São Paulo na Serra do Japi?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.