Blog do Corredor André Savazoni 9 de outubro de 2012 (30) (142)

Sem você, esse sub 3h não seria possível

Eu poderia dizer que estou extremamente realizado pelo sub 3h de domingo na Maratona de Buenos Aires depois de muito treinamento. Um sonho alcançado. Demorei um dia para escrever porque, claro, tudo tem de ser difícil, meu chip deu pau nas últimas duas passagens, mas o resultado já está acertado pela organização – 2:59:55 (2:59:57 no bruto).

Que encaixei o ritmo desde o início e que até o km 35 foi tudo fluindo muito bem. Sem deixar de fazer força, mas me segurando para não fazer besteira, não empolgar.

O clima ajudou bastante. Não fez o frio que todos esperavam, mas o fato de estar nublado e úmido, foi positivo. Além do vento contra ter sido somente na primeira metade. Tinha medo da região do porto, mas havia apenas uma leve brisa.

Os últimos sete quilômetros foram na raça, principalmente os três finais. Que do km 41 até a chegada fiquei orgulhoso da força mental que tive para acelerar e buscar o resultado.

A maratona, realmente, é uma prova única. Inesquecível. Cada uma que você completa, torna-se diferente. Um momento que precisa ser sentido. Já são sete. E não vão parar por aí.

Tudo isso não é novidade alguma. Cairia no lugar comum. Mas esse texto não vai falar sobre isso. Serve para homenagear uma pessoa.

Na vida, você passa por relacionamentos, apaixona-se, sofre, chora, sorri, diverte-se… agora, encontrar uma companheira, para qualquer momento (qualquer um), é um privilégio maravilhoso. Uma bênção.

Para chegar a esse sub 3h, a dedicação é imprescindível. Nem preciso dizer. Não sou atleta profissional. Tenho família, não dá para fazer sozinho. Há sempre os acordos, os ajustes, a troca de favores e gentilezas. O aperto nas despesas, o corte de gastos…

Treinar cinco, seis vezes por semana. Semana após semana. Ano após ano. Fazer os longões de sábado, conciliando os horários. Como também foi mordida pelo “bichinho da corrida”, quando a coisa pega, ela não pode ir treinar com as amigas, já que tem as crianças… Sexta (feriado) ou sábado que vem, o longão é seu, prometido!

Na noite de sábado, recebi mensagens de incentivo, carinho e apoio dela.

Durante os 42.195 m em Buenos Aires, ela esteve comigo. Na minha mente e no meu coração. Me empurrando.

Nos últimos três e sofridos quilômetros, quando tinha de buscar forças sei lá onde para apertar o ritmo, era nela que pensava. Senti sua mão me puxando, me aplaudindo, me incentivando, sem querer nada em troca. Como faz todos os dias. Há dez anos.

Mari, minha companheira de vida, sem você, esse sub 3h não seria alcançado. Essa conquista é nossa. Obrigado por tudo.

PS – Quero aproveitar para fazer duas menções honrosas.

Ao meu treinador, Marcos Paulo Reis, que sabe me aturar (competir demais, treinar às vezes mais forte do que deveria, dar uma “esticadinha” nos longões), fazendo de conta que não sabe! Uma parceria que encaixou. Que venha a próxima maratona!

E ao grande Juan Carlos Asef, um embaixador dos amigos em Buenos Aires, dando toda a atenção, levando passear, contando histórias sobre a política e cultura argentinas, apresentando realmente a cidade. E que neste final de semana teve um papel ainda mais primordial. No sábado, levando eu e o Danilo Balu até a entrega do kit, fazendo um reconhecimento dos dez últimos quilômetros da maratona (que foram determinantes no domingo) e, no dia da largada, nos colocando na frente. Sem deixar de passar o último conselho: “Façam a prova de vocês. Não se empolguem com a elite aí na frente. Corram no ritmo de cada um”. E na chegada, estava ele lá, torcendo por meu sub 3h e correndo para me abraçar. Juan, muito obrigado.

Veja também

30 Comments on “Sem você, esse sub 3h não seria possível

  1. Parabéns, garoto. Só chega nessa marca quem faz por merecer. Abraços!

  2. Andre,
    Parabens pelo resultado alcançado. Fruto de determinaçao, esforço, sempre perseguindo seu ideal.
    Bela homenagem aquela que apoia e eh seu principal staff. Sem o apoio dela, esse feito talvez n seria possivel ou nao teria o sabor da gratidao.
    Bj
    @danivalmaro

  3. Cara, que emocionante! Parabéns 42.195 vezes pra vc! Eu acredito em merecimento, é isso!

  4. Parabéns André!

    Creio que você faria esse tempo na Maratona de Boston que você correu, você já estava preparado para isso, lá por causa do calor não foi possível mas dessa vez em Buenos Aires deu tudo certo, todos os anjos do céu e da terra vieram te ajudar.

    Belíssimo depoimento, foi muito oportuno para lembrar da importância do apoio de nossa família nos treinos e nas competições, sem isso seria praticamente impossível correr se sentindo bem e consequentemente baixando nossos recordes pessoais mundiais.

    Desejo sucesso sempre, sei que sua próxima tarefa será conquistar um sub 3 na Maratona de Boston. Um grande abraço!!!

    Um grande abraço!!!

  5. André parabéns, é um feito para poucos e nesse grupo me incluo. Pelo depoimento me lembrei do meu primeiro sub-3 que pelos treinos feitos pareceu muito fácil chegar lá. O difícil é se segurar na largada.
    Certamente virão outros sub3.

  6. Olá André,
    Parabéns pelo feito! Faço minhas as suas palavras quanto ao valor da maratona e amplio o ditado popular de que devemos “plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho” + CORRER UMA MARATONA.
    Depois que comecei a correr maratonas percebo que corro “mais com os pés no chão”, “mais equilibrado” e “pronto para desafios de longo prazo”.
    Sucesso sempre!
    Abraço amigo,
    Helbert Góes

    ————————

    Helbert, foi um prazer correr bons quilômetros com você em Buenos Aires, pena que não veio junto até final, mas fiquei muito feliz com seu recorde pessoal.

    Abraço
    André

  7. Parabéns!!!!! Sub 3h não é pra qualquer um,mesmo!!!! E, parabéns pela família apoiando. Não somos nada sem eles,MESMO.

  8. me emocionei…
    (mimimi)

    PARABÉNS!

  9. Que texto lindo André! E verdadeiro também. Quem treina pra provas longas sabe o quanto é difícil conciliar trabalho, treinos e principalmente família. Se quem está do seu lado não apoia, fica quase impossível. Também tenho a sorte de ter um companheiro de treino e a Maratona de B.A. foi ele quem me incentivou a fazer. Desejo toda a felicidade do mundo pra ti e pra tua família, e que os dois filhotes sejam corredores tb! hehehe

  10. Texto muito bonito. E saiu o sub 3 por 5 segundos. Assim fica menos difícil bater o recorde na próxima (não que correr em 2h59’55” seja fácil hehe). Parabéns. Correr e treinar tendo esse suporte todo faz diferença.

    ————————

    Tudo calculado Enio kkkkkk um amigo falou, vai baixando aos poucos… rs

    Abraço
    André

  11. Parabéns xará. Belo texto. Excelente resultado.

  12. Oi André,
    Bem vindo ao clubinho.
    Parabéns
    Harry

    ——————-

    Valeu Harry

  13. Parabéns pelo sub3h e por reconhecer que você não fez isso sozinho. E obrigado por mostrar aqui que o sub 3h é possível para quem quiser e se dedicar para isso. Obrigado mesmo. Abraços, Paulo Asano.

    —————————-

    Paulo, você está no caminho. O importante é sempre lembrar que cada maratona tem uma história. Claro que é possível e você fará… muitas vezes, como em Boston, a situação foge de nosso controle. Aí, temos de relaxar e curtir o momento. Vale uma regra: treinar e muito. Chegar no dia com a sensação de dever feito. Daí, vamos em busca dos sonhos. Seu tempo em Chicago foi excelente. Na próxima, cairá ainda mais…

    Abraço
    André

  14. RECONHECIMENTO! Parabéns pela atitude. Eu também curti muito quando há duas semanas cruzei a reta de chegada da Meia de Sydney. O detalhe é que quando faltavam 5 ou 6 kk, com dores impossíveis nos tendões, eu estava quase indo para a calçada. Mas lembrei que tinha trazido o gorro de chef para homenagear na chegada a minha esposa e companheira, a chef de cozinha da Mariana Carraro. E quando coloquei na cabeça… a torcida australiana começou a gritar.. Go Chef Go Chef… e por incrível que pareça… era outra energia. Renasci na prova e me esforcei muito para fazer sub 1h30. Por isso a foto tá lá na capa do Face. Somos SORTUDOS amigo André. abçs e Parabéns!

  15. Parabéns André. Este depoimento valoriza ainda mais a sua conquista. Abcs.

  16. Lindo texto André. Obrigada pela homenagem. Mas o mérito é todo seu… Agora, nessa parte do texto “Senti sua mão me puxando, me aplaudindo, me incentivando, sem querer nada em troca…” não é bem assim….a conta vai chegar….kkkkk

  17. Parabéns pela conquista amigo. E por reconhecer que este sub3h não é só seu. Agora curta a família um pouco antes de recomeçar os treinos. Abraço!

  18. Belo texto! Homenagem justa! Nossas mulheres são importantíssimas para atingir nossos objetivos.

  19. Sensacional André. Parabéns!

  20. Boa moleque. Sem compreensão e apoio da família, mulher, ficaria muito mais difícil!

  21. Oi André,
    Parabéns por esta grande conquista e principalmente por considerar as pessoas que são mais importantes na sua vida.
    Também tenho a minha família como minha grande torcida. Eles estão sempre ao meu lado me apoiando. Devo tudo a eles.
    Parabéns mais uma vez e curta bastante!

  22. COISA LINDA ESSE TEXTO!!!
    Parabéns André, bacana demais tudo isso¡ abç !

  23. André, grande feito. Pelo seu treinamento e foco na prova, eu tinha certeza que conquistaria essa marca. Ser sub 3h não é para qualquer um. Só com muito esforço e dedicação. Parabéns para toda família. Espetacular!

    Nos vemos na Asics.

  24. Lindo o texto!! Parabéns pelo sub 3h e parabéns para a Mari que recebeu esta merecida e bela homenagem !!

  25. Meus Parabéns!
    Agora dá-lhe ressaca! (risos)
    Buenos Aires pode ser considerada o divisor de águas?
    Em qual cidade você cogita que poderá repetir o Sub3?

    ——————————–

    Hélio, Buenos Aires é sim um divisor de águas. Quebrada a marca. Agora, é buscar mais sub 3h. Vou correr para isso em Boston.

    Abraço
    André

  26. Parabéns André !!! Você é um atleta, sim… parabéns por isso e por seu reconhecimento, pois quem conhece a Mari sabe o quanto ela e merecedora dessa homenagem …pois ela contagia qualquer pessoa com a alegria e disposição… ela realmente é muito especial …. Parabéns a vocês dois, Casal 20!!!

  27. Parabéns André!!!
    Você merece. Fiquei muito feliz por ter conseguido o nosso sonhado sub -3. A emoção e a beleza do agradecimento é contagiante.
    Abraços!

  28. P.S. Fiquei tão emocionado.. que esqueci a concordância… “são contagiantes”. rs

  29. Acompanhei na moita, torcendo pra você conseguir o sub-3 depois da frustração (ou não, pois fugiu totalmente ao seu controle) de Boston. Parabéns ! Não posso comparar meu desempenho com o seu, mas na questão familiar, me vi totalmente no seu texto. Novamente, parabéns. O reconhecimento engrandece a conquista.

  30. Que beleza de depoimento, parabéns pela prova e pela familia maravilhosa. A Mari nem precisa comentários, seus filhos idem. É muito bom ter o apoio de quem a gente ama, parabéns bj

Leave a comment