Blog do Corredor Notícias André Savazoni 12 de setembro de 2012 (11) (201)

Vai correr a Maratona de Buenos Aires? Já tem onde treinar no sábado

No último post, falei somente da Meia-Maratona de Buenos Aires, mas ir correr na capital argentina representa muito mais do que completar 21 km (ou 42 km no dia 7 de outubro). Por sinal, para quem estará na maratona, anote onde dar aquele trote de 40 minutos no sábado: Reserva Ecológica. E essa é somente a primeira das dicas…

Eu tinha ido já duas vezes a Buenos Aires e não conhecia esse paraíso. Fui apresentado pelo Rafael Alencar, hoje morador de Fortaleza, mas que em pouco tempo se tornará um cidadão do mundo. Estávamos hospedados na região central e combinamos de correr na manhã do sábado. Saímos em direção à Praça de Maio e Puerto Madero. Iríamos trotar pelas ruas mesmo, quando o Rafael anunciou: “Um pouco mais embaixo, tem o maior parque da cidade.”

Não tivemos dúvida, fomos conhecer. Ao chegar lá, uma surpresa, a sensação de ter entrado em um portal. Ao lado do centro (10/15 minutos caminhando do Obelisco, por exemplo), uma área gigantesca, com piso de terra, com longas retas (com mais de 1 km, perfeita para tiros, por exemplo) e inúmeros caminhos. Você pode, se quiser, fazer o seu longão às margens do Rio da Prata.

O site comprova o que estou falando. Não deixe de entrar. Garanto que se você não conhecia a Reserva Ecológica, se surpreenderá. Clique aqui e divirta-se. Só vou chegar no sábado por volta das 11h, caso contrário, marcaria um treino coletivo lá. Pena. Ah, o trote de 30 minutos que iríamos fazer no sábado passado, devido à beleza do lugar, deu 53 minutos com mais uns 10 de caminhada.

Para quem ficará hospedado na região de Palermo ou Recoleta, daí, pode fazer seu trote pelos inúmeros parques na região. O que não faltam são corredores, principalmente nas manhãs de sábado e domingo.

No domingo, pós-maratona, a dica é ir almoçar em Barracas, tradicional bairro argentino encostado em La Boca. Há inúmeros restaurantes daqueles frequentados somente pelos moradores de Buenos Aires. Nada de turistas.  Um deles, é o La Posta de Antonio. O responsável pela apresentação do lugar foi Juan Carlos Asef, organizador da K42 Bombinhas, argentino da gema e que frequenta o local só há 30 anos. Dica de cardápio: Empanada de entrada, carnes perfeitas, vinho Merlot, taça de champanhe (oferecimento da casa) e, de sobremesa, panqueca de doce de leite.

Depois de comer, vale uma caminhada pelas ruas de Barracas até chegar ao Caminito. Aí, se as pernas permitirem no pós-maratona, você pode ir subindo pelas ruas de San Telmo (onde há a tradicional feira de domingo) até chegar na Praça de Maio. Ah, nesse caminho, uma curiosidade, o Bar Britanico. Antigo, tradicional e que, durante a Guerra das Malvinas, mudou de nome, para Bar Tanico!

Então, ir correr em Buenos Aires não é muito mais do que somente participar de uma prova?

Veja também

11 Comments on “Vai correr a Maratona de Buenos Aires? Já tem onde treinar no sábado

  1. Dicas anotadíssimas!!! Ansiedade chegando!!! Tenho certeza que vou amar essa maratona!! Abraço!

  2. Opa André! Obrigado por ter citado a “fonte”, rs. O parque é maravilhoso mesmo, deve ficar melhor ainda no verão para os turistas porém para nós corredores é bem melhor fazendo um friozinho gostoso. Vale muito à pena a vista do Plata. Para os mais preguiçosos tem umas bicicletas para alugar na porta do parque podendo usá-las para passear nele. O bom, como o André disse, além de correr entre árvores e natureza pura é o piso de terra batida que não agride os joelhos. Ah, nas entradas do parque tem banheiro e vende-se água e também há banheiros químicos em alguns pontos do parque. Boa maratona para quem for pois a minha meia foi uma porcaria, rs…

  3. Muito boa as dicas André, vou procurar ir pelo menos em um destes locais. E quanto aos vinhos sabe qual compensa comprar? abraço

    ————————

    Paulo, sobre os vinhos, tem de olhas os preços. Não estavam tão atraentes. Havia boas promoções no free-shop do aeroporto de Ezeiza. A relação de preço já foi melhor, mas nos restaurantes, dá para tomar na boa gastando bem menos do que aqui no Brasil.

    Abraço
    André

  4. Muito boas as dicas. E como é a segurança dos parques? Dá para ficar tranquilo, ou é como no Brasil? Sabe se tem algum parque que alugue bicicleta para o regenerativo pós-prova? Segunda os parques abrem normal?

    —————————–

    Alex, o Rafael já respondeu para você acima, nos comentários, com todos os detalhes. Assino embaixo. E quanto à segurança, não vi nada que me assustasse nas três vezes que já fui em Buenos Aires e caminhei cedinho, de tarde, de noite e de madrugada, inclusive na região central.

    Abraço
    André

  5. Alex passei 7 dias em Buenos Aires e andei por toda a cidade. Conforme eu disse antes na própria porta da Reserva tem um serviço de aluguel de bicicletas. Dá pra alugar e dar uma boa volta pelo parque como regenerativo. Tem também um serviço que eu e minha esposa utilizamos que é o aluguel de bicicletas por horas (ou dias). Você vai em uma das duas sedes (uma em San Telmo perto da reseva inclusive) e outra em Palermo. Deixa um documento e sai com a bike. Na volta paga pela quantidade de tempo utilizado e pega o documento de volta. O link do serviço é esse: http://www.labicicletanaranja.com.ar/
    Quanto à segurança posso dizer que não vi nenhuma violência em nenhum canto da cidade que andei. É claro que Buenos Aires não é Viena na Áustria. Porém na reserva descemos da bike (usamos o serviço do link que passei) sentamos e ficamos bebendo água e tirando foto com nossos tablets sem problema algum depois ficamos jogando jogos nos tablets e fomos embora na maior tranquilidade. Aqui em Fortaleza teriam levado os tablets, as bicicletas, o chão que estávamos sentados e tudo o mais possível, rs. Em Buenos o que pode acontecer é um furto bem rápido daqueles que o cara pega algo seu e sai correndo ou até tira do seu bolso sem você perceber porém dificilmente alguém irá apontar uma arma pra sua cara nas áreas turísticas da cidade.

  6. Ah ia esquecendo! A dica é levar comida e bebida pra reserva (a bicicleta tem uma cestinha na frente ou pode-se usar uma mochila) e fazer um piquenique no chão ou nas mesinhas com cadeiras que ficam de frente pro Rio da Plata. Uma brisa agradável e uma visão ótima! Já pensou tomar um bom vinho e comer um delicioso alfajor assim? Rs! Show demais! Só não vale beber muito pois daí vai ser difícil voltar de bike! kkkk

  7. Rafael: Morri de rir. Porque conheço muuuuiiito bem Fortaleza. Só não nasci lá, porém pai e mãe são de lá. O sobrenome CYsne com Y tem de rolo por aí. kkkk Quando conheço cidades novas, as minhas prioridades são locais como este. VALEU!

  8. Rafael: Voltando ao tema. Um local super seguro de Fortaleza é o Parque do Cocó. kkk Corre o risco de sair sem um rim kkkk

  9. kkkk o Parque do Cocó não é mais seguro nem para as árvores tendo em vista que estão construindo prédios dentro da própria reserva. Foi o que eu disse pro André enquanto corríamos que era uma pena não termos nenhum espaço adequado para correr em Fortaleza. Corremos na Beira Mar dividindo o espaço com carros, bicicletas, turistas e vendedores ambulantes aos montes… É uma pena…

  10. kkk Nunca vi cena como esta. Em plena Av. Beira Mar grupos de corredores correndo lado-a-lado com os carros. É realmente surreal. Da última vez que estive aí, corri dando voltas na praça do Hospital do Exército na Aldeota, com o sutil aviso de evitar os trombadinhas noturnos kkk. Aqui em Aracaju, não é nenhuma BsAs, porém é bem mais (++++) tranquilo que Fort. Temos 2 parques excelentes (Sementeira e Cidade) e a praia é bem retinha para fazer longões. A praia aqui é show para correr, jogar futebol, etc!

Leave a comment