A matemática da corrida. Será que agora serei abduzido?

Já escrevi aqui no blog que na corrida sou mais transpiração do que razão. Que não a considero um esporte matemático, onde 2+2=4. Para mim, há inúmeros fatores que influenciam diretamente, principalmente nas maratonas, prova que respeito, admiro e sou apaixonado. Porém, confesso, há motivos que me fazem refletir sobre essa postura. Numa nova fase da vida, passo a treinar a partir desta semana com o técnico e amigo Marcelo Camargo, de Belo Horizonte, o mais matematico dos matemáticos que conheço. Será que serei abduzido?

Aprendir a respeitar o Marcelo por nossa convivência, seja ele como entrevistado ou amigo. Sempre me diverti nas viagens a Belo Horizonte (que tem um pessoal gente boa demais, diga-se de passagem. Alguns meio estranhos, mas bem legais).

Além de ótimo corredor (se bem que fazia sub 40 naquela época de não ter tempos líquidos, nada de chip, percursos mais ou menos aferidos, papel no espeto, rs… ou seja, em outro século), Marcelo é um estudioso das corridas. Vai a fundo tanto na teoria quanto na prática. Ministra cursos em Minas Gerais e, nas conversas, quase consegue me convencer com os números! Montou planilhas para os 42 km na Contra-Relógio que estão sendo elogiadas e seguidas por inúmeros leitores.

Falando sério sobre a matemática, em parte, ele tem muita razão. Traça resultados com base em treinos de ritmo, de velocidade, de longões, que batem nos mínimos detalhes com as provas. Muitas vezes, acerta até nos segundos. Já pedi os números da Mega-Sena para ele, mas nada. Da próxima vez, vou negociar em troca de dois queijos (talvez três) e um pote de doce de leite. Quem sabe ele não me passa pelo menos as cinco dezenas da Quina.

Quem quiser saber mais do trabalho do Marcelo, pode acessar o site pessoal que ele acabou de lançar. Quanto à matemática da corrida, prometo ir colocando aqui nossa parceria e, quem sabe, no final do ano, serei um corredor matemático ou um matemático corredor!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.