Pateta assusta mais na teoria do que na prática. Vale muito desafiar-se

De volta ao Brasil. Já com a cabeça nas próximas provas, fica mais fácil analisar o Desafio do Pateta na Disney, ou seja, correr a meia-maratona no sábado e a maratona no domingo. Menos de 24 horas entre o término de uma prova e a largada da outra. Mas, na verdade, o Pateta assusta mais na teoria do que na prática. Vale desafiar-se.

Em um primeiro momento, o raciocínio é lógico: são 63,3 quilômetros em dois dias. Como se fosse uma ultramaratona, certo? Diria que não. Pode pensar em duas provas diferentes. Traçar as estratégias. O que mais cansa, na verdade, é acordar às 3h nos dois dias (as largadas são às 5h35). Principalmente porque por mais que se tente dormir bem cedo, sempre é complicado.

A temperatura (mesmo não estando o frio de anos anteriores, o clima esteve perfeito para correr) e os percursos planos, hidratação abundante, animação dos voluntários, os personagens espalhados, os parques percorridos… tudo conspira para um bom desempenho. O ritmo, esse vai do gosto e do treinamento de cada um. Pode ser mais cauteloso em um dia e arriscar no outro. Ir de boa nos dois. Correr com a faca nos dentes nos 21 km e 42 km… tudo é possível. Desde que se prepare.

Não fiz a prepação dos sonhos, foram somente seis semanas de treinamento após duas completamente parado. Mas acabou sendo bem suficiente. O planejamento era para dois dias mais “de boa”, porém, os fatores que citei acima, mudaram tudo! Procurei correr a meia sem pensar na maratona. Fiz isso até o km 17, depois, dei uma segurada, fechando em 1:27:57. Não sabia como o corpo se comportaria nos 42 km na sequência.

Como sempre tive uma boa recuperação, estava confiante. E valeu à pena. Consegui manter um ritmo progressivo na maratona até o km 35. Depois, com algumas subidas e um percurso mais sinuoso dentro do Epcot, tive de diminuir um pouco, mas era momento de festejar, comemorar, fazer os metros finais me divertindo, ainda mais vendo os amigos Ricardo Capriotti, Fábio Martins e Fernanda Paradizo próximos da chegada! Tempo final, 3:05:19.

Somando os dois dias, foram 63,3 km em 4:33:16, média de 4:19 por km. E na sexta-feira, ainda foram duas voltas no percurso de 5 km da Family Run. Uma em ritmo médio e a outra, fazendo a festa. Ou seja, diria que eu fiz o Desafio do Pateta do Pateta!

Falta um ano. As datas da Disney-2014 estão confirmadas. Dias 11 e 12 de janeiro. Vale desafiar-se. Estarei lá novamente. Dessa vez, com a família. Nesta semana, publicarei mais textos sobre o evento, com dicas e informações básicas. Mas já comece a planejar a viagem, que garanto, será inesquecível. Pode me cobrar depois.

Fotos: Fernanda Paradizo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.