Em uma ótima iniciativa da Latin Sports e da New Balance, no próximo domingo teremos a New Balance Excellent Series 15k na região do Jocley Club e Parque Villa-Lobos, em São Paulo. Uma prova com a exigência de índices. Não de outro mundo. Palpáveis para muitos corredores.
Em uma época em que as corridas estão cada vez mais caminhando para o lado da diversão, da qualidade de vida, da integração e das baladas, considero um passo à frente o lançamento de um evento como esse. Claro que os patrocinadores/organizadores sabem que o número de inscritos e concluintes será bem abaixo da média. Tanto que colocaram “apenas” 1 mil vagas.
Temos em média, somente na Capital paulista, quantas provas por final de semana ao longo dos 12 meses? Três, quatro, cinco? Então, opções não faltam para todos os gostos, bolsos e objetivos. E com índice? Uma em 52 semanas?.
O que faz de Boston ser uma maratona desejada? Os 118 anos anos ininterruptos? A participação popular? O envolvimento da cidade? A organização de excelência? Os grandes patrocinadores e atletas estrangeiros? Ser uma das seis Majors? O ambiente? Claro que todos esses fatores são primordiais. Porém, o que a faz diferente do restante: ter uma exigência de tempo.
Claro que, sempre, haverá um “jeitinho”. E não é brasileiro. Em Boston, pode-se inscrever sem índice. “Comprando” a vaga por agências. Fazendo caridade. E, não vamos ser ingênuos: os grandes patrocinadores têm uma cota, podem, ora ou outra, colocar convidados na largada de Boston. Mas isso é uma minoria. Não a regra. Faz parte do “negócio”.
A série de meias-maratonas Golden Four Asics é outra competição que valoriza essa busca por recordes pessoais, a evolução dos corredores. Isso não impede que muitos estreiem nos 21 km da marca ou que vão apenas para se divertir. Não há problema algum disso. Mas a “grande massa” vai em busca de melhor o tempo. E a Asics destaca isso em conversas e peças publicitárias. Corretamente.
Resumindo: Provas com índice. Deveríamos ter mais. Espero realmente que a ação da New Balance e da Latin Sports venha para ficar e seja copiada!