Salvo raras exceções, de grandes festas ou ações sociais, as corridas de rua são eventos particulares. Assim, tem obrigações e deveres. Dos organizadores e dos corredores. É uma relação de consumo. E tem de ser encarada dessa forma. E também fiscalizada.
Em discussões de corredores, muitas pelas redes sociais, vejo o foco totalmente perdido, com as pessoas perdendo tempo com algo que não lhes cabe. Se os preços são caros, exorbitantes, é simples: “não vá”. Isso é protesto. Ninguém o obrigou a correr. Opções não faltam. Há corridas demais. Ao fazer campanha por “pipocas”, você está desrespeitando (e muito) quem aceitou as regras e pagou a inscrição. O seu espaço termina quando você invade o do outro. O maior protesto é não ir, fazer a sua seleção de eventos e ponto final.
Outro fator: se um organizador, como a Mizuno, quer fazer uma prova para 50 pessoas, gastar a verba disponível, traçar uma estratégia de marketing, é o direito deles. Se vai dar certo, se você acha que é o melhor etc e tal, não lhe diz direito. No caso, a Mizuno Uphill Marathon é um evento particular e que a marca pode fazer do jeito que bem entender, convidado quem quiser, desde que pagando as taxas e organizando corretamente e ponto final. Antes que alguém goste de falar (muito, como diz o técnico Tite), não fui convidado e não vou participar. E não vejo problema algum nisso.
Por outro lado, os organizadores, ao divulgarem um regulamento de 10 km, meia-maratona, maratona ou a distância que seja, têm a obrigação de entregar o prometido. Se é uma prova de 10 km, não pode ter 10,5 km nem 9,2 km nem 9,8 km. Se não vai pagar as taxas e aferi-la corretamente (que seria o acertado) que saiba fazer a medição correta. Ou então, que escreva, muito claramente no regulamento: distância aproximada de 10 km, de 21 km… Se houver qualquer problema no dia (uma árvore que caiu, uma rua que alagou) que obrigará a uma mudança no trajeto, que os inscritos sejam avisados antes da largada e que essa informação conste no site oficial também.
Parece uma comparação boba, mas não é: você não vai em um supermercado e compra 1 kg de açúcar e leva 700 g, um pacote de bolacha de 400 g com 300 g, não é? Há fiscalização sobre isso. Se há uma redução no peso, tem de ser avisado. Caso contrário, multas são aplicadas. No caso da distância, é a mesma coisa. Não importa a motivação que o levou a participar de uma prova, de buscar um recorde pessoal, de completar pela primeira vez a distância, de se confraternizar com amigos… a organização tem de entregar o prometido e o que consta na regulamentação, como banheiros, postos de hidratação etc.
Os corredores também têm os seus deveres. Não adianta ficar “esperneando”. Na medida em que se inscreveu, você concordou com o regulamento. Não leu? Deveria ter lido. Por isso, que todas as informações devem ser claras por parte da organização. Se a distância está lá determinada, tem de ser entregue. Assim como qualquer outra obrigação. Ao respeitar as regras, você pode se manifestar. Caso contrário, serão tão errado como quem está criticando.