Sem categoria André Savazoni 7 de abril de 2016 (0) (160)

Rumo a Boston: impacto previsto de US$ 188,8 milhões na edição 120

numberpickup
Foto: BAA.org

Um evento esportivo bem organizado, com tradição, repercussão mundial e grandes patrocinadores, como a Maratona de Boston, traz benefícios para toda a região envolvida, principalmente na área econômica. A edição 120, incluindo a Expo de três dias e a prova de 5 km no sábado, dia 16, irá gerar um impacto financeiro de US$ 188,8 milhões na Grande Boston, de acordo com a estimativa do Greater Boston Convention & Visitors Bureau (GMCVB) disponibilizado hoje.

Lembrando que a Maratona de Boston é a mais antiga prova de 42 km realizada em sequência no mundo e um dos mais prestigiados eventos de corridas de rua da atualidade. A Associação Atlética Boston (B.A.A.) organiza a maratona desde o início, em 1897. Neste ano, a lista de entrada conta com pouco mais de 30 mil inscritos, incluindo os mais de 6.400 corredores de 98 países fora dos Estados Unidos (154 brasileiros no total). Além disso, são esperados mais de 1,2 mil membros da mídia (incluindo o autor deste blog!) de mais de 200 organizações diferentes (como a Revista Contra-Relógio pelo quinto ano consecutivo), em um número recorde.

“Todos nós ficamos ansiosos a cada ano para a Maratona de Boston e comemoramos os impactos econômicos notáveis que este evento histórico traz para a nossa comunidade”, afirma Patrick Moscaritolo, CEO do GMCVB. “A Maratona de Boston, inclusive, o mais  amado e significativo evento esportivo de nossa região, tradicionalmente marca o início da temporada de turismo.”

“Nós, do Boston Athletic Association, estamos muito animado para acolher os participantes, espectadores e membros da mídia de todo o mundo para a 120ª edição da Maratona de Boston”, diz Tom Grilk, diretor executivo da B.A.A. “A Maratona de Boston representa muito mais do que uma corrida de 26,2 milhas (42.195 m): É um evento que celebra o espírito de atletismo, ao mesmo tempo ajudando a unir a comunidade local. Quase todos os envolvidos na Maratona de Boston vão apadrinhar restaurantes, hotéis, lojas e outras empresas locais ao longo da semana do evento”.

No ano passado, com 30.251 inscritos, o impacto financeiro foi de US$ 181,9 milhões. Agora, essa estimativa de 7 milhões de dólares a mais está dividida em algumas categorias, como podem ver abaixo:

A despesa total de mais de 30 mil corredores, seus acompanhantes e eventos relacionados à prova: US$ 103,3 milhões

Valor arrecadado em ações de caridade – US$ 28 milhões

Despesa total dos espectadores e visitantes na maratona e eventos relacionados – US$ 30,8 milhões

Patrocínio e gastos relacionados com mídia – US$ 15,2 milhões

Despesa total da BAA – US$ 11,5 milhões

Pelo 31º ano consecutivo, o principal patrocinador da Maratona de Boston será o John Hancock Financial. Desde 1986, quando a parceria teve início, o valor investido em premiação para o evento foi de US$ 18,1 milhões. Neste ano, o total é de US$ 830,5 mil, além de bônus.

A John Hancock Sports & Fitness Expo, considerada pelos próprios norte-americanos como a melhor feira de maratona do país, ocorre de 15 a 17 de abril, no Centro de Convenções Memorial John B. Hynes Veterans (na Boylston Street, 900). Serão mais de 150 expositores do mundo do esporte (todas as marcas esportivas estarão presentes) e a estimativa de 100 mil visitantes em 2016.

O evento inclui, ainda, a corrida de 5 km no sábado, dois dias antes da maratona, com todas as 10 mil vagas preenchidas. O trajeto das 3.1 milhas começa e termina no histórico Boston Common (o parque central da cidade e ponto de encontro de todas as tribos e nacionalidades, além de local de comemorações ou manifestações) e passa pela Finish Line, além de percorrer a parte final dos 42 km. Neste ano, há mais de 600 inscritos de fora dos Estados Unidos.

Veja também

Leave a comment