Em época de Superbowl, com o minuto mais caro da televisão mundial, milhões de telespectadores e um show de organização, com destaque para o espetáculo do intervalo, os números da Maratona de Boston também chamam a atenção. Seja no total de participantes/concluintes quanto nos valores arrecadados.
A edição de 2014, por exemplo, gerou um impacto de US$ 176,8 milhões na Grande Boston e contou com 32.458 inscritos, número inferior somente à edição centenária, em 1996, que teve 38.708 (na época, foi o recorde histórico em uma prova de 42 km, superado depois por Paris, Chicago e Nova York, entre outras).
No ano passado, o “valor” de Boston foi estimado em US$ 181 milhões, divididos da seguinte forma, de acordo com os dados disponibilizados para a imprensa pela Boston Athletic Association (BAA).
The estimated $181.9 million (USD) in spending impact will be generated from the following categories: | |
Total spending by 30,000 participants and their guests | $101.8 million (USD) |
Charity fundraising by Marathon participants | $25.0 million (USD) |
Total spending by spectators & visitors | $30.0 million (USD) |
Total sponsor and media-related spending | $15.0 million (USD) |
Total spending by the Boston Athletic Association | $10.1 million (USD) |
Isso sem falar os 830 mil dólares de premiação, com o patrocínio do John Hancock Financial Services.
Em relação ao Brasil, em 2015, tivemos 139 inscritos, com 116 largando e 112 completando os 42 km. Neste ano, são 151 brasileiros na lista de entrada (incluindo o de Solonei Rocha da Silva na elite).
Nos dados gerais, foram 30.251 inscrições na edição de 2015 da Maratona de Boston, a de número 119. Desses, 27.167 largaram e 26.598 completaram o percurso (21.277 norte-americanos e 5.321 estrangeiros, sendo 2.231 canadenses). No ano passado, foram 97 países com ao menos um representante em Boston.
Outro ponto interessante é que, seguindo a tendência mundial, o número de homens e mulheres está cada vez mais próximo: 14.580 concluintes no masculino e 12.018 no feminino.