A Maratona de NY realizada dia 02/11 foi, com certeza, inesquecível para todos que ali correram mas, para um senhor de 93 anos, ela teve um gosto especial.
Jonathan Mendes, oficial da Marinha norte-americana reformado, não só completou a prova, mas pela 13ª e última vez. Somadas a 2 vezes em que correu a Maratona da Marinha em Washington, ele tem 15 provas de 42km no currículo.
Enquanto muita gente considera completar uma Maratona um feito inatingível, Mendes diz que basta um bom planejamento e cuidado com a saúde. E o mais interessante é que Mendes começou tarde: “Aos 46 anos, eu fumava mais de um pacote de cigarro por dia” disse o corredor. Mas aí um médico o assustou com os relatos dos pulmões pretos que via nas autópsias dos fumantes. Começou a correr no Central Park e, dois anos depois, já se inscreveu para sua primeira maratona.
Mendes correu sua 1ª maratona aos 57 anos e, este ano, decidiu que essa seria sua última, por insistência dos filhos e netos. Vai continuar se exercitando e controlando a alimentação, mas sem se esforçar tanto como em uma maratona.
Que a história de Mendes sirva de exemplo para outras pessoas que acham que não podem começar a correr porque já estão “velhos”. Ele e tantos outros nos mostram que nunca é tarde para começar. E você, o que está esperando?
Contatos: