Eu juro que me segurei para escrever esta coluna. Pensei, repensei, pensei de novo… mas não pude resistir a escrever sobre o evento da semana, do mês, do ano. Não tem a ver com corrida diretamente, mas afeta a vida de todos nós corredores ao longo do próximo mês.
Sim, meus amigos, a Copa do Mundo está aí. Não adianta mais reclamar, protestar, tentar boicotar. Vai ter Copa sim, e, apesar de concordar que não foi feita do jeito que se devia, que os estádios foram superfaturados, as obras não acabaram a tempo, os legados para as cidades são discutíveis, agora é tarde para reclamar. Vamos curtir esse evento único, histórico, e torcer para o Brasil ganhar, independente de ideologias políticas.
Se estamos descontentes com a situação do país, a hora de resolver isso é em Outubro, nas eleições. Fazer protesto durante a Copa para o “mundo ver que estamos mal” não ajuda em absolutamente nada, só serve para afastar os turistas, o que acaba sendo um “tiro no pé”.
Muita gente acha que o Brasil não devia priorizar sediar uma Copa, com tantas oportunidades de investimento para melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Entendo alguns dos argumentos, não concordo com todos, mas essa discussão tinha que ter acontecido anos atrás quando o Brasil foi eleito para sediar a Copa.
Quanto a nós corredores, temos que nos conformar com a ausência de provas nas principais capitais do país durante um mês. O que não nos impede de continuar treinando, pelo contrário. Conheço alguns corredores mais radicais que vão inclusive treinar durante os jogos do Brasil para aproveitar as ruas vazias. Admiro o desapego destes, eu não consigo ignorar a Copa e muito menos nossa seleção. Vou, sim, ver os jogos, torcer para o Brasil ser campeão, comemorar e aproveitar este evento histórico.
E, quando a Copa acabar, independente do resultado, vamos seguir a vida, votar consciente em Outubro e continuar fazendo nossa parte para termos um país melhor para viver.
Prá frente Brasil!!!
Contatos: