Notícias Redação 20 de abril de 2014 (14) (137)

Vem aí….Maratona de Porto Alegre

E lá vem mais uma… Você se inscreve com antecedência, monta a planilha de treinamento e o dia da prova parece tão longe. 16 semanas… As semanas vão passando, os treinos longos ficando cada vez mais longos. 20km, 24km, 28km, 32km!  Quando você menos espera, percebe que falta 1 mês para a prova.

Sim, falta 1 mês para a Maratona de Porto Alegre! Vai ser a minha 4ª Maratona, mas quando se trata de Maratona, todas parecem ser a primeira. O frio na barriga, a insegurança sobre a meta estabelecida (seja simplesmente chegar ou fazer em algum tempo específico), as preocupações excessivas (cada topada que dou nas mesas aqui de casa dá aquele frio na espinha – pronto quebrei o pé, lá se foi minha prova!)…

A Maratona de Porto Alegre é tida como a mais rápida do Brasil, pela altimetria e temperatura média. Até o ano passado era organizada pela Latin Sports, empresa que organiza a Maratona da Bahia, de Santa Catarina, de Curitiba e o IronMan Brasil. Não sei o que aconteceu, mas a Latin Sports saiu da organização da prova este ano, ficando a cargo da Corpa (Clube dos Corredores de Porto Alegre), que organiza várias provas interessantes no RS, como a Wine Run  e a Travessia Torres-Tramandaí.

Outra novidade da Maratona de Porto Alegre é o patrocínio da Mizuno que, como já foi divulgado, entrou em 2014 com um portifólio agressivo de provas patrocinadas pelo Brasil afora, de distâncias variando dos 5 aos 42km. A Maratona de Porto Alegre representa, ainda, a abertura da temporada de Maratonas no Brasil em 2014.

Dia 18/05 estarei lá, correndo com meu irmão e meu cunhado, que vão estrear na distância.  Alguém mais vai correr essa prova?

Contatos:

Veja também

14 Comments on “Vem aí….Maratona de Porto Alegre

  1. Tamojunto! Terceira vez lá… Em busca do recorde mundial pessoal!
    ————-
    Legal Mauro, boa sorte!
    Abs
    Rodrigo

  2. São quase 4 horas correndo!

    O que você pensou durante as 3 maratonas anteriores para passar o tempo ou até mesmo para driblar a sabotagem mental enquanto corria?

    É o mesmo que você pensou quando correu as Meias ou foram pensamentos distintos?

    Já pensou na hipótese de “quebra” no meio do percurso e você ser obrigado a chegar até o fim porque os seus pertences estão no guarda-volumes? Por 2 vezes já me aconteceu na Meia. Cãibras. Você não consegue sair da 1ª marcha.

    P.S. Está no seu planejamento entrevistar algum representante da Saucony?
    Acabei de chegar do Norte Shopping e os últimos exemplares, fim de estoque, do Ride 5 não tem no meu número (9 – numeração americana). A última esperança será no Barra Shopping. E olha que no mercado americano já está na versão 7. Mas ao que tudo parece, a Saucony não irá adiante no Brasil. Se você entrar no facebook, twitter e site da Saucony no Brasil, as notícias estão desatualizadas faz tempo.
    Saberia me dizer se nas lojas em São Paulo as vendas de Saucony estão normais?
    Quando você entrevistar alguém da Saucony, poderia perguntar, por favor, se o mercado está passando por uma entressafra ou parou definitivamente no Brasil? Muito Grato!
    ———————-
    Olá Hélio,

    Não sei te dizer exatamente o que penso durante as 4 horas de prova. Na verdade acho mais difícil em termos psicológicos os treinos de 32km do que as maratonas. As provas tem mais distração do que os treinos, você está correndo cercado de corredores, sempre tem alguma paisagem nova, ou algum fato interessante para observar e distrair o pensamento. E no meu caso, das 3 maratonas que corri, 2 foram em percursos que não conhecia, então tem a novidade do cenário que ajuda a entreter.

    Ah, e também faço muita conta. Estou sempre fazendo contas de projeção de tempo, ritmo, etc.

    Mas nunca tive medo de quebrar no meio da prova e não terminar. Fazer tempo ruim, ok. Mas não terminar não pode nunca estar nos planos.

    Quanto a Saucony, realmente não sei dizer o que acontece. Tentei entrevistá-los mas não obtive resposta.

    Abs
    Rodrigo

  3. Concordo com tudo o que disse, e sinto a mesma coisa e essa será a minha 5ª maratona, todas foram diferentes e especiais, mas como POA tem o meu recorde pessoal, é a mais especial de todas, nos vemos lá…..

    ———-
    Legal, Sequim, boa prova!
    Abs
    Rodrigo

  4. Essa será a minha quarta maratona e a segunda em Porto Alegre, dessa vez o sub 4h vai ter que vir nem que seja na marra.Boa prova a todos.
    ———–
    Esse é o espírito, Brandão! Boa sorte na busca pelo sub-4h!
    Abs
    Rodrigo

  5. Estarei lá pela primeira vez e pra fazer minha segunda maratona.
    Ansiedade matando!!
    —————
    Oi Rita, boa prova!
    Abs
    Rodrigo

  6. Está será a minha primeira maratona, expectativa grande!
    Espero fechar entre 3h20/3h30.
    ——–
    Legal, Fernando, boa sorte!
    Abs
    Rodrigo

  7. Nos encontramos em Poa. Vou fazer a minha primeira maratona, e vamos tentar de cara um Sub4h. Cada treino é mais dolorido, mas a recompensa vem no dia 18. Abraço
    ———
    É isso aí Charles, vamos que vamos, boa prova!
    Abs
    Rodrigo

  8. (…) Ah, e também faço muita conta. Estou sempre fazendo contas de projeção de tempo, ritmo, etc. (…)

    Ou seja, você fica a corrida toda fazendo contas e projeções?

    Posso arriscar dizer que você também não utiliza relógio tecnológico?
    Então somos 2!!!

    Sabe 2 coisas fantásticas que existe de você não utilizar qualquer tipo de relógio (comum ou próprio para corrida) seja em treino, seja em prova?

    (1) Você corre, com uma margem de erro baixíssima, a um pace desejado ao longo da prova por adquirir a capacidade de sentir a que velocidade está correndo. Você acaba dominando a sensação de esforço do corpo.

    (2) Você guarda o horário em que passou pelo pórtico de largada/chegada, você fica consultando todos os relógios digitais de rua, você fica fazendo contas a todo momento etc., e com isso, é uma maneira de passar o tempo ainda mais quando se corre uma Meia.

    E olha que conseguimos chegar próximo do tempo final calculado. É isso ou não é???? (risos)

    ———

    Helio, eu uso relógio com GPS sim, confesso que sou escravo dele. Mas um dia ainda vou tentar correr sem ele e ver como me saio.
    Abs
    Rodrigo

  9. Olá. Será minha quarta vez em Porto Alegre.
    De longe é minha Maratona favorita em terras tupiniquins.
    Se o clima ajudar, com certeza muitos melhorarão suas marcas.
    Boa prova a todos.

    Abç
    @marcoprimeiro

    ———-

    Oi Marco, legal, estou ansioso para conhecer a prova, boa sorte!
    Abs
    Rodrigo

  10. Estarei lá. É minha terceira maratona e vou tentar ser sub 4h. Estou treinando forte.

    ——-
    Legal Eloisio, boa sorte na busca pelo sub-4h!
    Abs
    Rodrigo

  11. Olá, Rodrigo.
    Boa prova em Porto Alegre.
    Sucesso para família também. Agora é só fazer o que sabe e curtir o clima da cidade.
    abraço e boa corrida!!
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ————-

    Oi Helena, obrigado pela força! Um dia ainda vou correr uma prova aí em Floripa contigo!
    Abs
    Rodrigo

  12. Sim sim.. mais difícil do que a maratona de POA será meu longo solitário de 36 km que faço no próximo domingo. Sobrevivendo a um treino desses a maratona será moleza. Estarei lá pra tentar qualquer coisa abaixo de 3:30. É o que dá pra tentar no momento. Em 2015 estarei lá pra chegar mais perto das 3 horas.
    ———————-
    Legal, Julio Cesar, com certeza os treinos são a parte mais difícil. A prova é a parte “fácil”.
    Boa sorte!
    Abs
    Rodrigo

  13. Rodrigo, dia 18/05 também estarei em Porto Alegre e será minha estreia. Corro há 8 anos, já fiz 7 Meias Maratonas, mas o chamado para o Desafio da Maratona apenas me aconteceu no ano passado.
    Já estou na contagem regressiva, por 6 meses respirei maratona: comecei a fazer musculação, li 3 livros sobre corrida, cunhei meus treinos longos e trabalhei minha cabeça…. todo dia, falo umas dezenas de vezes que serei capaz.
    É isto! Dia 18/05 estaremos no mesmo barco!
    Abraço!
    ———————–
    Que legal, Regeane, a primeira maratona realmente é um marco na vida de qualquer um. Mas pelo jeito você está mais do que treinada, é só manter a calma e, literalmente, correr pro abraço!
    Boa prova!
    Abs
    Rodrigo

  14. Bora começar a contar!!!Faltando pouco!!! Nos vemos lá???

    ———————
    Boa Carol, falta muito pouco. Até POA!

    Abs
    Rodrigo

Leave a comment