(A partir de hoje e, sempre que possível, pretendo publicar entrevistas com os responsáveis pelas principais marcas de calçado e vestuário de corrida no Brasil. A ideia é expor ao público corredor um pouco sobre a estratégia de marketing de cada empresa.)
Na semana passada, a Mizuno anunciou a criação de um circuito de Meia-Maratonas pelo Brasil (notícia aqui), bem como assumiu o já estabelecido Circuito das Estações, anteriormente patrocinado pela Adidas.
Em entrevista exclusiva ao Blog Linhas de Chegada, o Gerente de Negócios da Mizuno Brasil, Rogério Barenco, nos fala sobre a atuação da empresa e alguns dos planos para o futuro.
1) Em linhas gerais, qual a estratégia da Mizuno para o mercado de corrida brasileiro?
R: A Mizuno é uma das marcas pioneiras no Brasil e se orgulha de ter ajudado a desenvolver a modalidade no país. A Alpargatas, dona de grandes marcas como a Havaianas, tem a licença da marca desde 1996 e ajudou a construir e consolidar a sua forte imagem através de campanhas de marketing vencedoras e patrocínio de atletas e corridas.
A marca é de origem japonesa e uma das suas características é a obstinação pela perfeição. Em corrida e nas outras outras categorias, oferece produtos de alta performance para os consumidores.
A Mizuno é hoje líder em running e entende que é fundamental, através dos seus produtos e ações de marketing, fomentar a prática da modalidade e consolidar a sua liderança.
2) Como funciona a distribuição dos produtos Mizuno? Existe algum projeto de loja própria/conceito?
R: A distribuição dos produtos Mizuno é feita basicamente em lojas multimarca e os produtos podem ser encontrados nas principais lojas que vendem tênis e artigos esportivos.
Sim, existe o desejo de abrir lojas próprias no futuro.
3) Quais os produtos mais vendidos da linha running? Alguma tendência que você perceba no consumidor?
R: O corredor brasileiro tem uma preferência por tênis com maior amortecimento e tecnologia visível. Mas a venda dos tênis com menos amortecimento e mais leves está crescendo rapidamente. Os consumidores têm preferência por cores chamativas, principalmente nos tênis.
4) A Mizuno já patrocinava um circuito de corridas de 10 milhas e agora realizou a Uphill Marathon, um evento inédito, que gerou reações distintas na comunidade de corrida, com algumas pessoas reclamando pelo fato do evento ser fechado e outras elogiando a iniciativa. Qual era o objetivo da Mizuno com o evento e vocês consideram que este foi alcançado? Quais os planos para 2014 em relação a estes eventos (tanto 10 milhas quanto Uphill)?
R: Mais do que uma prova aberta, a Mizuno Uphill Marathon foi pensada como uma grande ação de marketing onde contaríamos a jornada de 50 “guerreiros” em um desafio inédito no Brasil. Ainda não temos um plano para 2014 mas uma das possibilidades é transformá-la em uma prova do calendário de corridas brasileiro, aberto ao público.
Em 2014, iremos lançar um novo circuito proprietário de meias maratonas em 6 cidades. A nossa expectativa é proporcionar uma grande experiência da marca para os corredores de média e longa distância.
Além disso, iremos patrocinar o Circuito das Estações, que é o maior circuito de corridas do Brasil. Através desse patrocínio, iremos entrar em contato com os corredores que buscam distâncias mais curtas (5k e 10k).
5) Algum número que vocês possam divulgar de desempenho da marca no Brasil ou no Mundo?
R: Somos líderes na categoria Running e o nosso crescimento tem sido muito forte no Brasil. Nos primeiros 9 meses de 2013, as nossas vendas cresceram mais de 40% versus o ano anterior.
Contato: rodrigo79@gmail.com / @rdlucchesi
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Entendo que estes links abaixo tem algo a ver um pouco com estratégia de marketing – tema do post. Um estudo realizado vendo de cima nesta seara das marcas esportivas. Um achado muito interessante!
Branding e Posicionamento de Marcas Esportivas
http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1839 (parte 1)
http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1857 (parte 2)
http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/1920 (parte 3)
http://www.pensadormercadologico.com.br/blog_arquivos/2020 (parte 4)
Observação pessoal. Ao nos dirigirmos ao setor de produtos esportivos de qualquer grande Shopping da capital Brasileira, geralmente, existe stand/espaço bem definida de 2 marcas. Nike e Adidas. Ou as 2 ou no mínimo 1 delas.
Apenas para citar. Ainda não tive a oportunidade de treinar nem de participar de provas com calçados de corrida de nenhuma das 2 marcas citadas na observação pessoal.
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Oi Hélio,
Obrigado por dividir esse material conosco, pela rápida olhada que dei parece mesmo muito interessante! Vou ler com mais calma depois.
Abs
Rodrigo
Errata:
Onde se lê:
qualquer grande Shopping da capital Brasileira
Leia-se:
qualquer grande Shopping nas principais capitais Brasileiras