Outro dia recebi um email de uma amiga não-corredora, toda animada, dizendo que tinha decidido entrar no maravilhoso mundo da corrida, depois de ver tantos amigos praticando o esporte. Ela queria umas dicas para começar com o pé direito então preparei o seguinte resumo para ela:
“Correr é muito simples. Basta calçar um tênis e sair correndo. Mas cuidado com o tênis que você vai usar, sua pisada pode ser pronada, supinada ou neutra. Se você usar o tênis errado pode acabar se machucando. Se bem que alguns especialistas não acreditam nesta diferenciação. E você pode preferir um tênis minimalista, ao invés de um mais robusto. Pronto, uma vez escolhido o tênis certo, já pode sair correndo. Ah, peraí, tem o resto da roupa: use meia sem costura para não machucar os dedos, ou nem use meia. Use shorts ou saia e quanto ao top pergunte a alguma amiga pois nós homens não conhecemos tão bem a variedade e os benefícios de cada um.
Pronto, você está vestida, é só sair correndo. Só não esquece de alongar antes. Ou depois. Ou antes e depois. Quer saber? Tem gente que nem alonga. E para saber a distância que você vai correr precisa ter um relógio com GPS. De repente um frequencímetro também é importante para você acompanhar os seus batimentos e evitar ter um colapso durante o treino. Ou você pode correr sem nada, usando a percepção de esforço como seu guia. Por falar em esforço, ouvir música enquanto corre melhora o rendimento, pois ajuda a diminuir a sensação de cansaço. Mas é um perigo se você não ouvir as pessoas e os carros ao seu redor.
Durante a corrida, é importante manter-se hidratada. Alguns profissionais afirmam que é fundamental beber água antes de sentir sede pois a sede é um sinal do corpo de que você já está desidratada. Outros dizem que você pode beber apenas quando tiver sede. Mas tem uns corredores casca-grossa que nem bebem nada durante o treino, sabe? Outra coisa: agora que você é corredora, tem que controlar a alimentação. Nutrição é um fator fundamental para o sucesso do seu treinamento. Mas não se preocupe: basta optar por uma dieta vegetariana, ou uma paleolítica ou ainda uma “carbo-loader”. Tem também a sem gluten, se quiser variar.
Depois de algum tempo treinando, você já estará pronta para correr sua primeira prova. Qual prova escolher? Simples: veja uma na sua cidade que acontecerá em breve, e opte por uma distância de 5K para começar. Mas se quiser correr um 10k ou Meia porque o kit é mais bonito, não tem problema! É só caminhar um pouco durante a prova, não ligue se alguns corredores mais afobados reclamarem que você está atrapalhando eles.
Como disse, minha querida amiga, correr é muito simples. Espero que se divirta!”
Contato: rodrigo79@gmail.com / @rdlucchesi
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
kkk. Muito boa…eu que sou dinossauro do tempo do kichute, hoje ouvindo os ‘papos’ de corredores me divirto muito…virou um negócio brabo e eu que sou polêmico defendo treinos sem GPS e corridas sem chip quase sou linchado, pois mecho em paradigmas imutáveis de hoje. kkk
——–
Pois é Alex, e além das modernidades que você citou, existem os eternos conflitos como a questão do alongamento, que tênis usar, nutrição, etc…
Abs
Rodrigo
Oi Digo, adorei suas dicas e o seu blog também. Você já pensou em escrever um livro? Tanto talento não pode ser pouco aproveitado, tem que explorar… Saudades, Bjão!