Mundial de Marcas Esportivas

O Mundial de Atletismo que se encerrou hoje na Rússia teve uma disputa acirrada no quadro de medalhas entre as equipes dos EUA, Rússia e Jamaica. Mas no “Mundial de Marcas Esportivas” a coisa foi um pouco diferente. Quem mais apareceu na camisa dos atletas foi, com larga vantagem, a Nike. Também, pudera, a empresa americana vestiu 4 das 5 maiores delegações (EUA, Rússia, Alemanha e Ucrânia), enquanto a Adidas vestiu a equipe do Reino Unido.

No gráfico acima, o percentual de “Outros” inclui outras marcas famosas como Mizuno, New Balance e inclusive a Saucony que vestiu um único atleta, o único representante da Somália na competição.

Quem também chama a atenção é a marca espanhola Joma, menos conhecida por aqui, que patrocinou os atletas da própria Espanha, além de México, Marrocos e Bosnia-Herzegovina, garantindo assim um share de 5% dos atletas.

No quadro de medalhas entre as marcas, o predomínio da Nike é ainda maior, com 61% das medalhas.

Vale ressaltar que as análises foram feitas considerando o patrocinador de cada delegação, que se aplica ao uniforme mas não necessariamente ao calçado. Este podia ser diferente da marca do uniforme quando o atleta tivesse um contrato de patrocínio específico. Alguém reparou que quando os maratonistas brasileiros Solonei e Paulo Roberto foram dar entrevista após a corrida, penduraram seus tênis ao redor do pescoço para mostrar os seus patrocinadores e, ao mesmo tempo, bloquear a imagem da patrocinadora do uniforme da delegação brasileira?

Por falar em Brasil, um triste parênteses que não tem a ver com marcas: das 20 maiores delegações, o Brasil (com 32 atletas) foi a única que não ganhou nenhuma medalha.

Já o Djibouti foi o país que teve o melhor aproveitamento medalhas/atleta com 100%. Sim, isso mesmo, o único atleta do país na competição beliscou o bronze nos 800 metros masculino.

Abs e bons treinos!

@rdlucchesi / rodrigo79@gmail.com

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