Uma já foi! Nesse domingo dia 29/5 corri a maior e mais linda maratona do Brasil, a Maratona do Rio de Janeiro.
Dentro do meu desafio de correr 2 maratonas em 14 dias, agora falta a de Porto Alegre no dia 12/6.
Uma frente fria animou os cariocas no começo da semana, mas não teve jeito. No domingo o sol apareceu e a temperatura amena do início da prova às 7:30 chegou a uns 27 ou 28 graus no Aterro às 11:30 quando a maioria dos corredores ainda não tinha terminado de correr.
Mesmo sendo uma prova difícil pelo calor e pela altimetria (2 subidas que quebram muita gente: Elevado do Joá no km 22 e Avenida Niemeyer no km 27), a prova é a mais querida dos brasileiros (e de muitos estrangeiros que vem correr aqui). Esse ano mais de 5.500 pessoas concluíram a prova, que oferece um visual incrível no passeio pelas praias da orla carioca.
O calor era amenizado pela hidratação farta, com água gelada e isotônico em abundância. E o melhor: na Maratona do Rio o isotônico vem em um saquinho, muito mais fácil de abrir e beber sem se labuzar do que quando vem em copo.
Eu larguei e corri em um ritmo conservador, pois sabia que essa prova era só metade do desafio, tinha que me guardar para a Maratona de Porto Alegre daqui a 2 semanas. Mas, mesmo assim, o cansaço veio, as pernas gritaram, os ombros doeram um pouco. Nada de anormal, afinal são 42km.
No fim, a medalha no peito e um sorriso no rosto, como deve ser sempre.
Que venha Porto Alegre!
Contatos: