Notícias Performance e Saúde Redação 29 de março de 2015 (0) (141)

Brasileiros participam do Engadin Swim Run na Suíça

Já pensou ter que correr e nadar mais de 50 km pelos Alpes Suiços? Os atletas Arthur Borelli e Cesar Miguel Momesso já! E eles vêm treinando duro para serem os primeiros representantes brasileiros neste evento de altíssima dificuldade. Trata-se da “Engadim Swim Run”, uma prova de corrida e natação em dupla, que serve como classificatória para o OTILLO – The Swim Run World Championship. A competição consiste em percorrer mais de 50 km alternando trechos de corrida em montanha com natação em águas geladas. Por ser um percurso ininterrupto, os atletas acabam usando os mesmos equipamentos do início ao fim, nadando de tênis e correndo com a roupa de borracha, por exemplo.

A Engadin Swim Run vai acontecer no dia 11 de julho na região dos Alpes Suíços e oferece aos atletas um percurso extremamente desafiador. Ao todo, o percurso tem 52,2 km, sendo 6,2 km de natação nas águas de degelo das montanhas (divididos em 9 trechos) e 46 km de corrida pelas montanhas rochosas típicas da região (divididos em 10 trechos). No ano passado 53 duplas participaram da prova e a dupla vencedora fechou o percurso em 06h28m.

Com o nome de “Brazilian Team”, a dupla vem treinando duro com o apoio dos grandes treinadores (e também atletas) José Virginio de Moraes e Julio Dotti para fazerem bonito por lá: “Para nós será um desafio e tanto! Todos os dias assistimos aos vídeos e buscamos outros materiais que possam nos dar maiores informações para buscar uma vaga para a grande final mundial da OTILLO. Respeitamos todos os adversários e também as adversidades climáticas que vamos ter que superar, mas estamos focados em fazer a prova da vida na Suíça, representando muito bem nosso país e as marcas que acreditaram nesse desafio!”

Além do condicionamento físico necessário para encarar a altimetria pesada do percurso e as águas geladas, a dupla precisa também estar em sincronia, para que um possa ajudar o outro durante toda a prova. Segundo o regulamento da prova, os dois integrantes do time devem permanecer juntos o tempo todo, não podendo ficar mais de 100 metros distante em terra e mais de 10 metros distante durante a natação.

“Sabemos que a nossa sincronia acontecerá com a recorrência de treinamentos específicos. É somente neste momento que conseguimos ter o sentimento do que vamos ter que superar na prova“ comenta Arthur Borelli, que há dois anos trocou o triathlon pelas corridas de montanha, mas sempre teve a natação presente em sua vida. “O percurso que teremos na corrida, conseguimos simular aqui. Nosso ponto de atenção realmente é a água gelada. Infelizmente aqui no Brasil não temos uma forma adequada para nos familiarizarmos com o que vamos ter por lá. Ainda estamos estudando a melhor forma de nos prepararmos também neste ponto.” alerta Cesar Migual Momesso, atleta com experiência em triathlon e ultramaratonas além de ótimos resultados em provas de velocidade.

Para entrar em contatos com os atletas, acesse suas páginas no Facebook nos links abaixo:

Arthur BorelliCesar Miguel Momesso


Contatos:

Veja também

Leave a comment