A Maratona de Porto Alegre é a mais rápida, melhor organizada e a preferida dos jurados no 1º Ranking de Maratonas da Contra-Relógio. Rio de Janeiro venceu como a mais bonita. Convidamos dez corredores para votar em nove provas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Londrina, Recife, Brasília, Porto Alegre e Foz do Iguaçu), além de quatro da América do Sul – Buenos Aires (Argentina), Punta del Este (Uruguai), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai). Todos analisaram quatro critérios: "mais rápida", "mais bonita", "melhor organizada" e "escolha do jurado" (a prova que reúne mais pontos positivos). Contamos ainda com a participação popular em enquete no blog Na Corrida de 10 a 16 de dezembro – os 57 leitores que votaram foram o 11º jurado.
Os jurados foram escolhidos por sua experiência nas maratonas e pela capacidade crítica de analisar as corridas. Necessariamente, não participaram das 13 provas, mas conhecem todas elas: Tomaz Lourenço (editor da Contra-Relógio), Adriano Bastos (atleta profissional), Ana Gorini Veiga (primeira sul-americana em Paris-2002, campeã de Punta del Este em 2010, e professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS); Carlos Hideaki Fujinaga (maratonista e colaborador da Contra-Relógio); Maria José da Silva, de São Paulo, e Maria das Graças Bernardino, de Serra-ES (integrantes do Desafio das 6 Maratonas); o fotógrafo Marcos Viana Pinguim e três assinantes com grande participação no Ranking Brasileiro de Maratonistas da CR: Ivanildo Alves de Oliveira (Lages-SC), João Luiz da Silva Filho (Curitiba-PR) e José Ronaldo Rampasso (Itatiba-SP). As escolhas de cada um podem ser conferidas no quadro de votação. No calendário de maratonas brasileiras de 2012, além das nove corridas analisadas, haverá três novidades: a volta de Blumenau e as maratonas Rio Pro Adidas e da Linha Verde, em Belo Horizonte.)
"O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO…". Na votação, a vitória "mais fácil" foi a já esperada do Rio de Janeiro como a mais bonita – dos 11 votos possíveis, obteve nove. "É sem dúvida a maratona que tem o visual mais atraente. Não é uma prova fácil e é necessário alguma cautela para não quebrar. O percurso engana e, com o clima, deve-se tomar cuidado", analisa José Ronaldo Rampasso. "Corre-se em um verdadeiro cartão-postal no Rio de Janeiro, com certeza a vista de ponta a ponta compensa toda a dificuldade ocasionada pelo forte calor", completa Adriano Bastos.
MAIS VELOZ. Porto Alegre também sobrou como os 42 km mais rápidos entre as 13 maratonas escolhidas, com sete votos. "Por seu percurso quase totalmente plano e por ser uma das primeiras no ano acaba pegando os participantes ‘descansados', sendo escolhida por muitos, como eu, para fazer bons tempos", afirma Rampasso.
Na realidade, a prova de Florianópolis tem o melhor percurso, em termos de altimetria, mas o clima pode não ajudar. No caso da votação, a pequena participação em 2011 e o fato de não ter acontecido em 2010 devem ter acarretado os poucos votos para a maratona catarinense.
EMPATE. Na escolha do jurado, houve um empate entre Porto Alegre e Buenos Aires, confirmando a tradição da maratona gaúcha e a tendência de crescimento da prova argentina que hoje já é a maior da América do Sul com mais de 5 mil concluintes. "É verdade que ultimamente a Maratona de Porto Alegre tem enfrentado algumas dificuldades, inclusive com falhas ligadas às provas acessórias, como o revezamento. Mesmo assim, a valorização que a corrida proporciona aos maratonistas ainda prevalece para a minha escolha. Traslados, jantar de confraternização, premiação em dinheiro, organização da prova em si. Se a temperatura, que não tem colaborado nos últimos anos, resolver dar uma melhorada, não há mais nada a reclamar", diz Carlos Hideaki Fujinaga. Adriano Bastos escolheu Buenos Aires por considerar a oportunidade de fazer uma viagem internacional barata, unindo "o belo passeio por uma das cidades mais agradáveis da América do Sul a uma maratona extremamente rápida, boa para se obter marcas pessoais, além de ser bem organizada".
VOTAÇÃO POPULAR. No total, durante seis dias, 57 pessoas opinaram sobre as maratonas no blog Na Corrida. Muitos explicaram que estavam votando somente nas provas já corridas e outros que levaram em consideração também comentários de amigos corredores e de reportagens publicadas aqui na Contra-Relógio. Tanto na mais rápida quanto na mais bonita, as vencedoras Porto Alegre e Rio de Janeiro, respectivamente, também foram as escolhidas pelos leitores. A diferença ficou na mais organizada (Curitiba segundo o público, que manteve o bom nível mesmo com a troca de organizadora na edição passada) e a escolha do jurado (Rio de Janeiro, que reúne atrativos a mais, como largada cedo, hidratação correta, belas paisagens e o turismo).