Já havíamos falado na Contra-Relógio de junho, que a Maratona de Berlim deste ano, dia 20 de setembro, será de encher os olhos. O queniano Samuel Wanjiru, medalha de ouro em Pequim e vencedor da Maratona de Londres, em abril, já confirmou sua presença. Outro que estará lá, e esse com lugar cativo, é o atual recordista mundial dos 42 km, o etíope Haile Gebrselassie.
Agora, o queniano Duncan Kibet confirmou ao jornal africano Daily Nation (leia a notícia neste link) que também estará na capital alemã para tentar quebrar o recorde mundial de Haile. Só para lembrar, Kibet tem como credencial a marca de 2:04:27, obtida em Roterdã (abril/2009), juntamente com James Kwambai, outro queniano. É o 3º melhor resultado da história, só superado pelos de Geb em Berlim (2:03:59 no ano passado e 2:04:26 em 2007). É aguardar para ver.
E desde já a maratona da capital alemã acaba ofuscando um pouco a prova do Mundial de Atletismo, lá mesmo em agosto, quando os participantes deverão se preocupar mais em conseguir subir ao pódio do que com os tempos que farão. Mesmo porque o percurso será em 4 voltas, com muitas curvas, o que para atleta de elite significa algumas quebras de ritmo.