O início de ano promete muitas emoções aos que gostam de percorrer longas distâncias. Nos meses de janeiro, fevereiro e março diversos eventos prometem esquentar ainda mais o verão para os corredores.
Para quem pretende participar de uma, duas ou mais provas, seja apenas para completar, juntar corrida com turismo ou em busca de resultado, opções não faltarão e o treinamento deverá ter início já em dezembro.
Como as distâncias dessas disputas serão longas (acima de 21 km), uma boa preparação que vise ao aumento gradual da quilometragem e da resistência muscular será fundamental para se alcançar um bom condicionamento.
Entretanto, um trabalho de qualidade que busque aumentar a capacidade de tolerância ao esforço também será incluído nessas primeiras semanas de preparação para 2012. Assim, trotes, longos, fartleks e trabalho com pesos serão utilizados nos treinamentos. Para o treino "força geral", o corredor poderá utilizar os modelos de musculação sugeridos quase que mensalmente na seção Notícias do Corpo.
As provas em questão neste início de ano serão: a Disney (08/01), Volta ao Cristo em Poços de Caldas (29/01), Maratona e Meia de Miami (29/01), Meia e Maratona do Deserto do Atacama (29/01), Meia das Pontes em Brasília (12/02), Maratonas de Caracas e de Sevilha (19/02), Meia de SP, Meia de Paris, Maratona de Treviso e Super de Rio Grande, todas dia 04/03.
Cada uma dessas provas apresenta características próprias e o corredor deverá buscar informações (altimetria do percurso, clima etc), que possam contribuir para uma boa participação, sem surpresas desagradáveis. No mais, para quem for disputar as maratonas Disney e do Atacama, a preparação já deverá estar em andamento.
Dentre as opções sugeridas, o corredor deverá escolher aquelas que melhor atendam às suas condições econômicas e de preparo atlético. Entretanto, como sugestão, elaboramos três planilhas distintas: uma para quem correrá apenas no Brasil; outra para quem irá para as provas no exterior; e a terceira, uma mescla entre as disputas nacionais e internacionais.
O treinamento proposto possibilitará que o corredor esteja apto a cumprir as distâncias das provas com relativo conforto. Não se trata de quebrar recordes, mas sim de percorrer e finalizar as distâncias em boas condições físicas e psicológicas.
Portanto, as propostas apresentadas são destinadas aos corredores que já treinam e participam regularmente das disputas entre 10-21 km ou mais. A preparação sugerida também servirá como treino de base, um meio de se aumentar a quilometragem nesse início de ano e, ao mesmo tempo, participar de alguns eventos.