A Maratona de Londres é sempre uma das mais esperadas, por reunir um grande número de atletas de elite do primeiro time, e neste domingo não será diferente. Entre eles estará o brasileiro Marilson Gomes, que não correu lá no ano passado, em função de sua participação no Mundial de Atletismo em Berlim.
Foi em Londres 2007 que Marilson conseguiu seu recorde pessoal na distância – 2:08:37 – e seu objetivo maior será melhorar essa marca, se possível ficando entre os primeiros, segundo seu técnico Adauto Domingues. Ele foi obrigado a viajar com um dia de atraso (na quarta, dia 21) em função dos problemas aéreos provocados pelas cinzas do vulcão na Islândia, e deverá chegar a Londres saindo de Paris, por trem.
No ano passado, o queniano Samuel Wanjiru (ouro em Pequim) estabeleceu o recorde do percurso, com 2:05:10. No feminino, vitória consecutiva da alemã Irina Mikitenko, em 2:22:11. Ambos estarão lá para defender seus títulos.
A disputa no pelotão masculino será muito boa, pois além de Marilson e Wanjiru, teremos outros grandes competidores, como os quenianos Duncan Kibet, Abel Kirui, Emmanuel Mutai. Ainda entre os favoritos podemos citar os medalhistas olímpicos Tsegaye Kebede (bronze) da Etiópia e Jaouad Gharib (prata) do Marrocos.
Há também grande expectativa em relação a Zersernay Tadese, da Eritréia, que recentemente tirou o recorde mundial da meia-maratona das mãos de Wanjiru (em Lisboa, com 58:23), mas no ano passado “quebrou” na sua estréia em maratonas, justamente em Londres.
Entre as mulheres, tirando Irina Mikitenko, a disputa também não será fácil. Deena Kastor (EUA), Lyudmila Petrova e Svetlana Zakharova (Rússia), Constatina Dita (Romênia – medalha de ouro em Pequim), Magarsa Assale Tafa e Bezunesh Bekele (Etiópia), Bai Xue (China) e a prata da casa Mara Yamauchi estrelam o pelotão.
Um outro recorde foi batido em Londres 2009, o de concluintes, que chegaram a incríveis 35.306 corredores!
Quem quiser assistir a transmissão pelo canal Sportv no domingo terá que acordar bem cedo: a transmissão começa às 5 horas da manhã (de Brasília) para a elite feminina; a elite masculina e o geral largam às 5h45. Mas acreditem: valerá a pena, podendo até acontecer o novo recorde mundial, que hoje é de 2:03:59, do etíope Haile Gebrselassie, em Berlim 2008. E vamos torcer pelo Marilson!