Um forte calor, atípico para o mês de maio, castigou os corredores que participaram da 28ª Maratona de Porto Alegre hoje na capital gaúcha. Tanto que os tempos dos vencedores foram altos. No masculino, vitória de João Marcos Fonseca, do Cruzeiro, com 2:20:49. Entre as mulheres, a primeira colocação ficou com Antonia Bernadete, de Fortaleza, no Ceará, com 2:48:40.
Mesmo com um abastecimento correto, com água gelada em todos os pontos, além de Gatorade, foi difícil resfriar o corpo devido ao calor.
O campeão João Marcos Fonseca disse que a corrida não foi fácil e que teve de se superar. “Vi que a prova era minha quando saí (do pelotão) no km 35”, afirmou. “Corri segurando, porque no bloco (dos líderes) ninguém teve iniciativa, então, esperei para o final, mas o calor dificultou um pouco mesmo”, disse João Marcos, que passou mal logo após a chegada.
O repórter da CR André Tarchiani Savazoni bateu seu recorde pessoal em Porto Alegre, com 3:09:28, fazendo também o índice para a Maratona de Boston, que era de 3h15 em sua categoria. Já o editor de Arte da CR, Sérgio Rocha, sofreu com as câimbras nas panturrilhas a partir do km 21 e acabou abandonando no km 26.
Veja a cobertura completa na edição de junho da Contra-Relógio.