O dia da maratona amanheceu muito frio e clareando só depois das 8h. Sai em direção ao tran (bondinho que nos levou até o Estádio Olímpico), onde encontrei muito corredores de todas as partes da Europa, na maioria na faixa dos 40, 50 anos.
Cheguei no local com 40 minutos de antecedência, o que foi muito bom, pois não queria ficar ali com aquele frio todo. A largada estava dividida por baias de performance e entrei na que tinha indicado, na inscrição, como o tempo que pretendia fazer, sem precisar comprovar nada, recebendo para tanto uma pulseira colorida.
Tocou a buzina e eu só fui começar a correr ao sair do estádio, cerca de 500 m à frente, ainda sim tendo que desviar de muita gente nos primeiros quilômetros. Saímos da cidade e fomos em direção à área rural, onde passamos por vilarejos típicos, com moinhos e mais uma séries de coisas que jamais teria visto se não fosse a maratona. Os postos de hidratação representaram o único ponto negativo para mim, pois estavam muito afastados uns dos outros e tive que tomar o último dos três gel de carboidrato que havia levado antes da hora. Ofereciam água, isotônico, esponjas molhadas e, em alguns postos, banana cortada e laranja.
A torcida aparecia somente quando entrávamos de volta na cidade, mesmo assim nada que não estamos acostumados a ver em nossas provas. Tive sorte que tinham uns pais que levaram garrafas de água e entregavam para os filhos distribuir em copinhos para os atletas; que sorte!
Idas e vindas constantes durante o percurso não me agradaram muito, mas o percurso é plano e rápido, apenas com uma subidinha de um túnel, na altura do km 36, mas que mal podemos considerar. Nesta altura já estávamos na cidade e eu louco para chegar, para ver se ia fazer abaixo das 3h. Olhando o relógio vi que se bobeasse poderia por tudo a perder, então comecei a apertar o ritmo no km 39 para entrar no Estádio Olímpico voando e fechar a prova com 2:59:43.
Recomendo Amsterdã para todos que querem fazer tempo e correr em um local motivador. Só não venham se tiverem dificuldade de correr no frio. Cerca de 500 brasileiros estavam na prova para percorrer as três distâncias oferecidas, 8, 21 e 42 km (em horários distintos).