Notícias André Savazoni 21 de junho de 2012 (4) (130)

Paraná planeja levar atletismo às 2.316 escolas da rede estadual

A prática do atletismo nas escolas dos ensinos Fundamental e Médio é uma das razões para o sucesso dos Estados Unidos na modalidade e que prossegue, depois, para as faculdades e universidades. Aqui no Brasil, ainda engatinhamos nesse sentido, mas alguns projetos vão ganhando corpo para mudar o panorama. A CBAt, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está implantando um trabalho para levar o atletismo a crianças e adolescentes, denominado MiniAtletismo. O governo do Paraná é um dos que já aderiu ao trabalho.

A proposta foi elaborada pela IAAF e adaptada às condições nacionais pela CBAt. Segundo o acordo fechado com a Secretaria de Esportes do Paraná, o MiniAtletismo será implantado nas 2.316 escolas da rede estadual. A Fundação Nestlé, por meio de seu programa Nutrir, patrocinará o projeto, que terá apoio da Caixa Econômica Federal.

Por decisão do governador Beto Richa, o Paraná projeta construtir 22 pistas de atletismo em diferentes regiões do estado. “Cinco dessas pistas ficarão prontas ainda este ano, segundo nos informou o secretário de esportes Evandro Rogério Roman”, disse o superintendente técnico da CBAt, Martinho Santos, que acompanhou, na reunião no Paraná, o presidente eleito da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho. O lançamento do projeto será feito após os Jogos Olímpicos de Londres, que terminará em 12 de agosto.

A primeira ação no Paraná será um curso de formação de profissionais especializados no MiniAtletismo, ministrado por um especialista da IAAF, em Curitiba. No curso serão formados 32 ministrantes, um para cada núcleo da Secretaria de Educação que, por sua vez, farão em seguida cursos para capacitar os professores locais, multiplicando a ação até serem atingidas todas as escolas, no prazo de quatro anos. A IAAF doará parte dos kits de MiniAtletismo para o programa e os demais serão comprados pela secretaria.

O PROJETO – O MiniAtletismo, elaborado por especialistas da IAAF, tem o objetivo de garantir um instrumento para os educadores que trabalham no início da atividade esportiva. É destinado a crianças a partir de 7 anos de idade. Os profissionais envolvidos recebem uma orientação minuciosa de como deve ser a abordagem e a apresentação do atletismo para a garotada nas escolas.

A intenção é que os estudantes entrem em contato com o esporte de forma lúdica, inclusive usando material reciclável na produção dos itens necessários ao desenvolvimento das atividades. Em 2011, a CBAt publicou a cartilha “MiniAtletismo – Iniciação ao Esporte: Guia Prático de Atletismo para Crianças”, utilizada pelos ministrantes dos cursos em cidades de todas as regiões do Brasil.

Veja também

4 Comments on “Paraná planeja levar atletismo às 2.316 escolas da rede estadual

  1. Excelente iniciativa do Governo do Paarná. Espero que dê certo!

  2. SENSACIONAL Iniciativa do Governo do Paraná! Há também na Federação Paranaense esforços em relação a organização e melhor premiação das provas de rua. A campeã da São Silvestre Roseli Machado colabora com essas ações.

  3. A melhor noticia do dia!

  4. Ótima noticia.

    Tomara que outros estados, principalmente
    Rio e São Paulo, também entrem nesse projeto.

    Uma luz no final do túnel começa a criar forma.

    Att

Leave a comment