Ultramaratona mais desejada e famosa do mundo, a Comrades teve percurso em descida, de 89 km, no último domingo, entre as cidades de Pietermaritzburg e Durban, na África do Sul. No masculino, vitória do sul-africano Ludwick Mamabolo em 5:31:03. Entre as mulheres, supremacia russa mantida, com a primeira colocação de Elena Nurgalieva, com 6:07:12.
O melhor brasileiro foi o estreante na prova Pedro Cerize, de São Paulo, com 7:28:37, enquanto no feminino, Zilma Rodrigues da Silva se classificou com 8:49:33, seguida por Juliana Cerize, mulher de Pedro, com 8:52:11.
Individualmente, outro destaque foi Maria Bernardino (10:24:41), terceira colocada na faixa etária acima de 60 anos em sua sexta participação. André Arruda completou a oitava Comrades e Wilson Bonfim e Ana Gomes a sétima.
De acordo com números divulgados no site oficial de Comrades, 11.938 atletas completaram os 89 km neste ano, sendo 80 brasileiros, com poucas desistências e cortes. Imagina-se que 14 mil corredores tenham largado, alguns desistindo pelo percurso e outros não conseguindo passar nas barreiras de tempo-limite. Os corredores devem completar em até 12 horas, para ter direito à medalha.
Ouça mais no podcast Contra-Relógio no Ar desta quarta-feira e leia sobre a Comrades na edição de julho da revista Contra-Relógio.