A 29ª edição da Maratona de Porto Alegre, no domingo, teve domínio queniano, com destaque para a vitória de Flomena Daniel, com 2:34:13, batendo o recorde na prova. Entre os homens, a primeira colocação foi de Kiprop Mutai, em 2:17:40. Os melhores brasileiros foram Adriano Bastos (2:18:01) e Graciete Moreira Carneiro Santana (2:44:42), ambos na segunda posição.
A prova foi disputada com temperatura amena, em um dia ensolarado. O obstáculo maior foi o vento contra em alguns trechos, principalmente nas margens do Rio Guaíba. A decisão da organização, de jogar a data da prova para o início de junho, mostrou-se acertada – no ano passado, tinha sido disputada em maio e um forte calor marcou a segunda metade. Hidratação com água e isotônico também esteve correta. Houve relatos de problemas devido à demora no transporte oficial dos hotéis da Rede Master para a largada.
Os resultados estão publicados no site do Corpa. Ouça mais no podcast Contra-Relógio no Ar desta quarta-feira e leia a cobertura na edição de julho da revista Contra-Relógio.
10K BRASIL – Os quenianos também ficaram nas primeiras colocações no 10K Brasil Montevérgine Caixa 2012, segunda etapa da Liga de Ouro de Corrida de Rua, domingo, em São Paulo. Mark Korir marcou 29:15, cerca de 30 segundos de vantagem para o segundo colocado, o brasileiro Gilmar Silvestre Lopes. No feminino, Eunice Kirwa fez a prova em 32:47, enquanto a brasileira Tatiele de Carvalho chegou em segundo, com 34:30.
Classificados para a maratona olímpica de Londres, Paulo Roberto de Almeida Paula e Adriana Aparecida da Silva usaram a prova como treinamento. Paulo foi o quinto, com 30:06 e Adriana a quarta colocada, com 35:07. Veja os resultados completos aqui.
CIRCUITO CAIXA – Na etapa de Campo Grande-MS do Circuito Caixa, a dobradinha foi brasileira. Sem a concorrência africana, a elite nacional fez uma boa disputa domingo na quarta etapa. A equipe do Cruzeiro dominou o pódio masculino, com a vitória de João Ferreira de Lima, o “João da Bota” (30:22), além do segundo colocado, Valdir de Oliveira, e do quinto, Giomar Pereira da Silva, que manteve a ponta no ranking. No feminino, Marily dos Santos (36:04) ganhou fácil e aumentou a liderança na classificação dos corredores de rua do Brasil. Agora o Circuito dá uma parada de dois meses e recomeça em 5 de agosto, com a quinta etapa, em Fortaleza. Leia mais e veja os resultados completos no site oficial. No Circuito Caixa, desconto para os assinantes da CR.