A 6ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu, no dia 8 de julho, será disputada pela primeira vez exclusivamente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, passando a integrar a Liga de Ouro de Corridas de Rua. Os atletas podem somar pontos para o ranking de dez provas, que incluem a São Silvestre, a Volta da Pampulha e a Meia-Maratona de São Paulo, entre outras. A previsão da organização é de que o limite de 2.500 inscritos seja atingido até dia 2 de julho. O valor é de R$ 90 até 8 de junho, subindo depois para R$ 120. Até a semana passada, 1.200 corredores já tinham confirmado presença.
Para Tadeu Natálio, da Associação Pro-Correr de Incentivo ao Esporte, organizadora da corrida, juntamente com a Yescom, a grande expectativa deste ano é em relação ao novo percurso. Até a edição anterior, a prova tinha início no km 4 da Rodovia das Cataratas (em frente ao Hotel Mabu), a cerca de 10 km da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, e terminava em frente às Cataratas. Este ano, a saída será da BR-469, já dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com retorno pela mesma estrada e linha de chegada a 100 metros do portal do parque.
Em todo o percurso, que totaliza 21.097 metros, os atletas estarão cercados pela natureza. E, pelo menos em 10% do traçado, estarão dentro do cenário das Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das sete maravilhas da natureza. “A um quilômetro das Cataratas, como não haverá a poluição sonora dos veículos que normalmente circulam no local, os atletas já poderão ouvir o barulho das quedas d’água”, diz Adélio Demeterko, gerente comercial da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., que administra a área de visitação do parque.
Demeterko salienta outro aspecto: na largada e na chegada, os atletas terão incentivo da torcida. Será montada uma arena junto à linha de chegada para os espectadores. Pela experiência de anos anteriores, cada atleta que participa da prova traz consigo pelo menos uma pessoa como acompanhante, o que já garante um público de no mínimo 2.500 pessoas.
Mais informações e inscrições no site oficial.