O etíope Atsedu Tsegay, de apenas 20 anos, venceu a Meia-Maratona de Praga, no sábado, com 58:47, quinto melhor tempo da história e o mais rápido de 2012. Ficou a apenas 24 segundos do recorde mundial do eritreu Zersenay Tadese, 58:23. No feminino, a vitória foi da queniana Joyce Chepkirui, com 1:07:03. Mais informações e resultados no site da Iaaf. No total, foram 8.252 concluintes.
O terceiro colocado, o queniano Philemon Limo, que defendia o título, afirmou após a prova que se as condições climáticas não estivessem tão ruins, com muito frio e um forte vento, Tsegay teria batido o recorde mundial. A meta de Tsegay, além de ser o mais veloz nos 21 km, é obter a classificação olímpica para os 10.000 m.
BERLIM – Já a Meia-Maratona de Berlim (foto), disputada domingo, teve uma chegada empolgante, com apenas um segundo de diferença entre os quenianos Denis Koech (59:14) e Wilson Kiprop (59:15). A prova alemã, uma das mais rápidas do mundo e escolhida por muitos amadores para quebra do recorde pessoal, teve 23.059 concluintes nesta 32ª edição. Um detalhe impressionante no masculino: os 12 primeiros colocados foram quenianos.
Com seu primeiro sub 1h nos 21 km, Koech, companheiro de treino de Geoffrey Mutai (atual campeão das maratonas de Boston e Nova York), escreveu seu nome entre os 20 corredores mais rápidos da distância na história. A meta de Koech é o Mundial de Meia-Maratona, que será disputado dia 6 de outubro, na Bulgária.
No feminino, a mesma disputa e o mesmo um segundo de diferença entre duas quenianas, Philes Ongori (1:08:24) e Helah Kiprop (1:08:25).
Resultados completos e mais informações no site oficial da Meia-Maratona de Berlim.
Foto: SCC-EVENTS.com