Maratona de Santiago recebe selo bronze da IAAF e abre inscrições

A Maratona de Santiago, no Chile, é a primeira da América do Sul a entrar no grupo das principais provas da IAAF, a federação internacional de atletismo. Os 42 km receberam o selo bronze da entidade – são três categorias (ouro, prata e bronze). A Meia-Maratona de Bogotá, na Colômbia, é selo ouro.

Para ser incluída nesse seleto grupo, a organização tem de atender a uma série de requisitos, como a avaliação geral do evento, medição do percurso, atendimento médico, antidoping, segurança, premiação, atletas de várias nacionalidades, apelo para transmissão internacional… Os índices exigidos para formação da elite são diferentes nos três selos também – o que obrigatoriamente irá melhorar o nível técnico em Santiago. Clique aqui e leia o regulamento completo. No site da IAAF, há uma página especial, com resultados, notícias, fotos, além do calendário completo.

A edição de 2013 da Maratona de Santiago está marcada para o dia 7 de abril, com uma meia-maratona oficial e uma prova participativa de 10 km realizadas simultaneamente. As inscrições já estão abertas pelo site oficial e, segundo a organização, são 25 mil vagas divididas entre as três distâncias.

No Brasil, a Kamel é uma das empresas que comercializa pacotes para a Maratona de Santiago. Apesar do selo da IAAF, a prova chilena apresenta alguns problemas, com uma chegada tumultuada para receber medalha e lanche, e um abastecimento não satisfatório, com água e isotônico a cada 5 km na primeira parte e depois a cada 3 km, mas entregues juntos e em copinho, não permitindo que se vá levando para beber mais tarde. Também não se consegue saber os resultados de todos os brasileiros.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.