Notícias Redação 9 de novembro de 2012 (0) (153)

Giomar Pereira defende liderança do ranking no encerramento do Circuito Caixa em Brasília

Das 21 vitórias que Giomar Pereira da Silva coleciona no Circuito de Corridas Caixa desde 2006, quatro foram  na etapa de Brasília, que encerra a temporada de 2012 neste domingo. Ele defende a liderança do ranking brasileiro. A prova terá largada às 8 horas, no Eixo Rodoviário Sul, e percursos de 5 km e 10 km.

“O percurso no Eixo Rodoviário Sul é um pouco mais duro, porque a gente faz o retorno subindo. Mas vou brigar pela vitória. O Valdir (Sérgio de Oliveira) deve disputar a Meia-Maratona de Blumenau, dia 25, e é muito provável que eu não vá, já que não estou treinando para os 21 km. Com isso, a distância entre nós pode diminuir bastante. Por isso vou correr em Brasília focado em somar pontos para não deixar ele chegar muito perto”, explica Giomar.

O baiano de Jacobina foi líder do ranking brasileiro por quatro temporadas, sempre depois de vencer a prova de Brasília – em 2006, 2008, 2009 e 2011. Mais uma vez em primeiro lugar na classificação geral, com 359 pontos, neste ano Giomar vem mantendo a regularidade. Apenas no Circuito Caixa, foi ao pódio em oito das dez etapas já realizadas (1º em Porto Alegre, 2º em Uberlândia e Recife, 3º em Belo Horizonte e São Paulo, 4º em Goiânia, 5º em Campo Grande e Fortaleza).

“Esta temporada foi mais difícil, até agora, com muito mais atletas participando, o que tornou as disputas bem mais acirradas. Além disso, tive alguns problemas com contusões e quis priorizar provas mais rápidas. Se tivesse disputado uma maratona, pelo menos estaria mais tranquilo, agora”, afirma  Giomar que, aos 40 anos, vê a chegada de novos talentos das corridas dificultar a sua hegemonia. “Conquistar o pentacampeonato brasileiro, já com quarentinha, me daria um gás para participar do Circuito Caixa por mais um ano. Daqui para frente, a molecada vai começar a ganhar, mas eu gostaria de competir em mais uma temporada.”

Em Brasília, Giomar terá de enfrentar José Márcio Leão, terceiro colocado no ranking com 279 pontos e seu companheiro de clube, o Cruzeiro, de Minas Gerais. A elite masculina ainda contará com os africanos Edwin Kipsang Rotich e Alphonse Felix Simbu.

No feminino, estarão na prova Roselaine de Souza Silva, Conceição Oliveira e Maria Zeferina Baldaia, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas no ranking. A diferença entre elas é pequena. Marily dos Santos segue na liderança com 390 pontos – ela correrá o 10k Corrida Pan-Americana, também domingo, no Rio de Janeiro, que também somará para a classificação.

“Depois das três últimas provas, percebi que ainda é possível alcançar a vice-liderança. Por isso, vou para Brasília com uma alegria muito grande e com muito mais gana de brigar pela vitória”, diz Conceição, terceira colocada no ranking nacional, com 336 pontos – 21 atrás de Roselaine de Souza Silva, vice-líder, e 14 à frente de Maria Zeferina Baldaia, quarta colocada.

Além da etapa de Brasília e da Meia de Blumenau, a Maratona de Curitiba (dia 18 de novembro), a Volta da Pampulha (dia 9 de dezembro) e a São Silvestre também contarão pontos para o ranking de 2012. Clique aqui e veja a relação completa. Os dez primeiros colocados no masculino e no feminino na classificação final receberão em 2013 ajuda de custo mensal, por meio do Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite, administrado pela CBAt.

Veja a classificação completa e o regulamento do ranking brasileiro de corredores. Saiba mais sobre o Circuito Caixa no site oficial.

Veja também

Leave a comment