Notícias Redação 3 de setembro de 2012 (0) (134)

Maria dos Remédios vence a Meia-Maratona da Praia Grande

Correndo em casa, já que é da Baixada Santista, Maria dos Remédios Castro venceu a 9ª Meia-Maratona A Tribuna Praia Grande, domingo, com tempo de 1:16:56, 19 segundos na frente da segunda colocada, Sirlene Sousa de Pinho, também moradora do litoral paulista. Entre os homens, domínio do queniano James Cheboi Kimaiyo, que ganhou com 1:05:36. O melhor brasileiro foi Silvano Lima Pinto, em terceiro lugar.

Frustrada no ano passado por não ter disputado a Meia da Praia Grande, (estava morando no Equador), Maria dos Remédios contratou um treinador visando exclusivamente à realização de uma meta pessoal. “Eu sempre sonhei vencer essa prova e fui recompensada. A tristeza por não poder participar da última edição me motivou a buscar essa conquista”, disse a campeã.

Aos 43 anos, Maria dos Remédios mostrou que ainda pode deixar seu currículo mais vitorioso. Em quarto lugar durante quase toda a prova, ela foi ultrapassando as adversários e superou Sirlene, que liderou durante quase todo percurso, somente no 18º quilômetro. “Hoje não pensei nas quenianas, que costumam se dar bem aqui. Pensei na Sirlene, que fez uma grande prova. Esse era o meu grande desafio no segundo semestre, a última prova longa do ano. Estou muito feliz.”

Pela primeira vez em Praia Grande, Kimaiyo assumiu o primeiro lugar ao superar o atleta da Tanzânia, Saidi Juma Makula, no 20º quilômetro. “O pelotão dos brasileiros correu muito forte até o décimo quilômetro e eu fui acompanhando de trás para buscar a vitória no final. Eu vou voltar. É uma prova muito boa, plana e mesmo com o sol forte, é possível obter um bom tempo aqui”, disse.

Saiba mais sobre a prova na edição desta quarta-feira do podcast Contra-Relógio no Ar e leia a cobertura da prova na revista Contra-Relógio de outubro. Resultados completos a partir desta terça-feira no site oficial.

O editor da CR, Tomaz Lourenço, participou mais uma vez da Meia da Praia Grande, que serviu como último treino/teste para a Maratona de Punta del Este, no próximo domingo, dia 9. Ele correu a prova de olho no relógio, se controlando, para não se desgastar e fazer o mesmo ritmo que espera conseguir no Uruguai, onde vai em busca do índice para a Maratona de Boston 2013. Ele completou em 1h58 e gostou muito do novo percurso, absolutamente plano e constituído basicamente de duas longas retas. O abastecimento, apenas com água, foi perfeito e a largada sem atropelos, apesar de um pouco estreita. Ajudou nesse sentido, a saída (correta) da prova de 10 km apenas 1 hora depois.

Foto: Fabiano Ignácio/Divulgação

Veja também

Leave a comment