A Meia-Maratona Caixa da Bahia, realizada no último domingo, em Salvador, teve 18,2 km na elite masculina depois que o batedor “passou reto” em um “braço” de 2,8 km. Com isso, de acordo com a CBAt, os atletas somarão pontos para o Ranking Caixa-CBAt, mas os resultados da corrida não serão homologados, obviamente.
O vencedor foi o baiano Giomar Pereira da Silva (foto). Já no feminino, que largou antes e seguiu o trajeto original, a primeira colocada foi Marily dos Santos. Os tempos nem foram divulgados. Para os amadores, o percurso foi o correto, de 21,1 km.
Organizada pela Latin Sports, a Meia da Bahia teve problemas na hidratação, com falta de água na parte final, na edição de 2011, para os corredores mais lentos. Neste ano, porém, a falha foi resolvida e de acordo com informações de atletas participantes à Contra-Relógio, houve água e isotônico em todos os postos previstos.
De acordo com dados divulgados no site pela organização, foram 2.903 concluintes, fora a elite, nas três distâncias (além dos 21 km, houve provas simultâneas de 10 km e 5 km). Um dos problemas relatados por Renato Maranhão, que foi repórter-corredor do podcast Contra-Relógio no Ar nesta semana, foi o tumulto na largada, além da falha na elite. No resto, ele elogiou a corrida.
Com a vitória, Giomar manteve a liderança do ranking brasileiro, ampliando a vantagem para o segundo colocado. O mesmo aconteceu com Marily, atual líder, que ainda superou a queniana Dorkas Kiptarus na Meia da Bahia. A próxima etapa da competição — a décima-quinta das 30 previstas — será disputada no dia 5 de agosto, em Fortaleza, com mais uma prova de 10 km do Circuito de Corridas Caixa.
Curiosamente, no site da Meia da Bahia não há um único comentário sobre o problema ocorrido, informando-se que tudo correu perfeitamente…
Foto: Divulgação