Notícias André Savazoni 3 de julho de 2012 (0) (269)

Portugueses usam a Meia das Cataratas como preparação para Olimpíada de Londres

Três corredores portugueses de elite estão confirmados na 6ª Meia-Maratona das Cataratas, que pela primeira vez será disputada inteiramente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu-PR, no próximo domingo. Jéssica Augusto e Rui Pedro Silva usarão a prova brasileira no planejamento para a Olimpíada de Londres, onde representarão Portugal na maratona. O terceiro atleta luso é Luis Feiteira.

A mesma estratégia será usada por Paulo Roberto de Almeida Paula, um dos três representantes do Brasil nos 42 km nos Jogos Olímpicos, que também estará em Foz.

A presença do trio português reforça a parceria firmada no ano passado entre a Meia das Cataratas e a Meia do Douro Vinhateiro, na região de Peso da Régua, em Portugal. As inscrições para a 6ª edição em Foz do Iguaçu terminariam ontem, mas é possível confirmar se ainda há vagas remanescentes no site oficial da competição.

Jéssica (foto) tem 30 anos. Ela é recordista portuguesa na prova de 3.000 metros com obstáculos. Seu melhor tempo na meia é 1:09:10, obtido em Ostia, em 2011, abaixo do recorde de Foz do Iguaçu, batido no ano passado pela queniana Dorcas Kiptarus (1:13:31).

A portuguesa, inclusive, é apontada como uma das favoritas para domingo. De acordo com seu perfil na IAAF, o recorde pessoal na maratona é 2:24:33, obtido em Londres no ano passado. Nesta temporada, em abril, Jéssica marcou 2:24:59 também na capital britânica.

Entre os homens, Rui, de 31 anos, também está classificado para disputar a maratona olímpica em Londres. Ele é o atual campeão da Meia-Maratona de Douro Vinhateiro. Em Viena, neste ano, ele marcou 2:12:15 nos 42 km, recorde pessoal e tempo que o qualificou para a Olimpíada. Nos 21 km, sua melhor marca é 1:02:36, de 2009.

O outro português é Luis Feiteira, de 39 anos, especialista em longas distâncias. Sua melhor marca em uma meia-maratona é de 1:03:43, estabelecida em Lisboa. Ao longo da carreira, já participou de campeonatos mundiais, europeus e dos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996).

Portugal vive uma situação oposta à do Brasil. Tem um corredor com índice A na maratona e três mulheres. Os quatro foram pré-convocados pela Federação Portuguesa de Atletismo com base nos tempos obtidos entre 1º de janeiro de 2011 a 29 de abril de 2012. A lista oficial será divulgada na próxima segunda-feira. Para confirmar a classificação, eles têm de correr uma prova de 15 km ou meia-maratona entre 16 de junho e 8 de julho. Além de Rui Pedro e de Jessica, classificaram-se Ana Dulce Félix (2:25:40) e Marisa Barros (2:25:04).

O Brasil, por sua vez, terá três homens (Marilson Gomes do Santos e Franck Caldeira, além de Paulo Roberto) e uma mulher (Adriana Aparecida da Silva) na maratona olímpica de Londres.

Foto: Divulgação/Meia das Cataratas

Veja também

Leave a comment