Notícias Redação 4 de junho de 2013 (0) (144)

Giovani e Marilson duelam na abertura do Troféu Brasil

O Troféu Brasil/Caixa de Atletismo será disputado de quinta a domingo no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, com entrada franca. E logo no primeiro dia, às 19h, haverá a disputa mais aguardada, entre Marilson Gomes dos Santos e Giovani dos Santos nos 10.000 m.

No Campeonato Brasileiro de Corridas de Fundo em Pista, em abril, em Piracicaba, Giovani surpreendeu e venceu na distância com 28:23.89. Marilson ficou em segundo, com 28:24.20.

Os fundistas, entretanto, entram com objetivos diferentes no Troféu Brasil. Giovani busca o índice de 28:05.00 para a qualificação ao Mundial de Moscou, na Rússia, em agosto próximo. “Estou perto da marca e sei que posso alcançá-la, principalmente com adversários fortes”, disse o mineiro.

Já Marilson compete de olho na Maratona de Berlim, que será disputada no dia 29 de setembro, na Alemanha. “Estou treinando para fazer uma prova rápida e os 10.000 m me ajudam na velocidade”, disse o brasiliense, campeão pan-americano da distância, quinto colocado na maratona da Olimpíada de Londres e eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro como o melhor representante do Atletismo do País em 2012. “Ainda não recebi a confirmação de Berlim, mas todo o nosso trabalho visa essa prova”, admitiu o técnico Adauto Domingues.

A Maratona de Berlim é considerada uma das mais rápidas do calendário internacional, tanto assim que tem cinco entre as dez melhores marcas da história nos 42.195 km, incluindo o atual recorde mundial do queniano Patrick Makau, com o tempo de 2:03:38, obtido em 2011.

Foi em Berlim que o mineiro Ronaldo da Costa em 1998 estabeleceu o recorde mundial da época, com 2:06:05, que permanece como recorde sul-americano, que Marilson se propõe a superar. A melhor marca de Marilson, bicampeão da Maratona de Nova York, é 2:06:34, conseguida em 17 de abril de 2011, quando ficou em quarto lugar na Maratona de Londres.

Veja também

Leave a comment