Jardineiro de profissão, o mineiro Rogério Pereira venceu a 10ª edição da Meia da Praia Grande, disputada ontem, no litoral sul paulista, com 1:04:21. Entre as mulheres, o primeiro lugar foi da queniana Delvine Reli Meringor, com 1:16:46. A temperatura amena, com clima nublado na maior parte do tempo, além do percurso plano ao nível do mar com duas grandes retas de 9 km, beneficiaram os corredores.
Na prova masculina, Rogério Pereira, de 36 anos, surpreendeu os favoritos. Ele assumiu a ponta no km 17 e abriu vantagem, chegando 38 segundos à frente de Edson Tibúrcio Alves, o vice-campeão. O terceiro colocado foi o tanzaniano Lucian Reginald Mejan, com 1:05:09.
“Eu corro porque amo isso. Sou jardineiro, não tenho patrocínio e pago as minhas viagens. Então, o incentivo é ainda maior. Vencer essa prova me dá visibilidade para continuar fazendo o que eu gosto, que é correr”, afirmou Pereira.
Na disputa feminina, Delvine desbancou as cotadas Maria dos Remédios Castro, campeã em 2012, e Sirlene Souza de Pinho, vitoriosa em 2005 e vice no ano passado. “É o resultado de muito treino e luta. Estou Feliz demais por conquistar esse título”, disse a vencedora, que chegou quase dois minutos à frente da segunda colocada, a mineira Rosângela Raimunda Faria. Em terceiro ficou a paranaense Adriana Sutil da Costa.
Com a lotação máxima de 3.100 inscritos neste ano (somando os 21 km com os 10 km), a Meia da Praia Grande irá crescer em 2014. O diretor-geral do evento, Marcos Clemente Santini, destacou os pontos positivos. “Tinha muita gente no percurso ajudando, incentivando. Isso é bom para o atleta. A gente só tende a crescer e no ano que vem vamos aumentar o número de atletas para 3.500”, afirmou o diretor presidente de A Tribuna, que também correu os 21.097 metros. “O percurso totalmente plano ajuda muito, com água gelada em diversos pontos. Foi muito bom.”
Os resultados completos estão disponíveis no site www.triesportes.com.br. Leia a cobertura da prova na edição de outubro da Contra-Relógio.