Notícias André Savazoni 2 de julho de 2012 (1) (153)

Decatleta faz índice olímpico e é escolhido o melhor do Troféu Brasil

O decatleta Luiz Alberto de Araújo foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor atleta do Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, encerrado ontem no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Araújo tem outros motivos para comemorar: bateu o recorde sul-americano do decatlo, com 8.276 pontos, superando os 8.266 pontos de Pedro Ferreira Filho, que vigorava há 25 anos; e garantiu o índice para a Olimpíada de Londres, que era de 8.163 pontos.

“Não tenho palavras para expressar minha alegria porque represento uma modalidade pouco conhecida, que é o decatlo. Normalmente, as provas rápidas chamam mais a atenção”, afirmou o atleta de 25 anos – dois meses mais novo do que o antigo recorde.

No feminino, a eleita foi Cruz Nonata da Silva, que venceu os 5.000 m e os 10.000 m, com 15:36.57 e 32:15.72, respectivamente. Cruz, porém, não obteve seu objetivo principal: a vaga em Londres. “Lutei muito para conseguir o índice olímpico. Tenho certeza de que dei o melhor que tinha”, disse a piauiense radicada em Brasília, de 37 anos. “Este prêmio serve de reconhecimento pelo meu esforço.”

Apesar das expectativas, apenas dois índices olímpicos foram alcançados na competição. O de Araújo no decatlo e o do marchador Caio Oliveira de Sena Bonfim, nos 20 km, na sexta-feira, em Barueri. Clique aqui e veja todos os pódios do Troféu Brasil de Atletismo.

A BM&FBovespa, de São Caetano do Sul, venceu pela 11ª vez consecutiva o Troféu Brasil, com 691 pontos. Foram 367,5 pontos a mais do que o vice-campeão, o Pinheiros/Asics, que somou 323,5. A Orcampi/Unimed, de Campinas (SP), ficou em terceiro, com 162 pontos. Clique aqui e veja a classificação completa.

JAMAICA – No último dia de disputas da seletiva da Jamaica para a Olimpíada de Londres, Yohan Blake derrotou novamente Usain Bolt, desta vez nos 200 m. Blake venceu com 19.80, melhor tempo do ano, com Bolt chegando em segundo, com 19.83. O terceiro colocado, Warren Weir, marcou 20.03 e também garantiu presença nos Jogos Olímpicos.

Foto: Fernanda Paradizo

Veja também

One Comment on “Decatleta faz índice olímpico e é escolhido o melhor do Troféu Brasil

  1. O recorde do Joaquim Cruz durar tanto tempo é totalmente aceitável, afinal trata-se de uma marca difícil de conseguir até hoje, mas esse recorde do decatlo demorou demais pra cair, mesmo sendo uma prova pouco popular.

Leave a comment