Neste fim de semana viajei com a família e amigos para um hotel-fazenda no interior do estado do Rio de Janeiro. Como todo corredor que se preze, procurei checar antes da viagem se o hotel tinha esteira, afinal de contas, na reta final para o Desafio do Dunga, os treinos não podem parar.
Mas o hotel não tinha esteira e a estrada onde ele se situa não tinha acostamento, que costuma ser o meu plano B quando não é possível correr dentro do hotel. Conversando com o gerente do hotel, cheguei ao plano C: pegar o carro, dirigir até Vassouras, a cidade mais próxima, e lá procurar pela garagem da Viação Progresso, pois ao lado dela se inicia uma ciclovia de 4,5km que era utilizada pelos locais para caminhar/correr.
Arregimentei mais 2 companheiros de aventura para correr comigo e, no domingo às 7:30, partimos de carro do hotel em direção à ciclovia de Vassouras. Chegar à cidade foi fácil, eram menos de 10 minutos de estrada. Uma vez em Vassouras, deveríamos pedir informações. E assim fizemos: paramos o carro quando avistamos o 1º pedestre (não havia muitos àquela hora da manhã) e perguntamos pela ciclovia. Ele explicou como se chegava lá mas fez uma ressalva: “olha, não é bem uma ciclovia, assim, fechada e protegida… É na moda do vamsimbora!”
Agradecemos as informações, segurando o riso e tentando entender o que significava a “moda do vamsimbora”. Chegamos ao local, estacionamos o carro e começamos o treino. A ciclovia era, literalmente, o acostamento de um trecho da estrada RJ-115, que liga Vassouras ao distrito de Barão de Vassouras. Logo no início vimos trechos onde a ciclovia já havia sido invadida por mato e terra, nos obrigando por vezes a atravessar a estrada e correr do outro lado. Mas, como nos havia avisado o amigo pedestre, “vamsimbora” correr em vez de ficar de mimimi.
Ao final, fizemos uma ida e volta na ciclovia inteira, e mais um pouco, até totalizar 10km. Foi muito bom poder correr em um lugar diferente, no meio da natureza, em uma estrada pouco movimentada, com subidas e descidas para ter um desafio extra. Além disso, foi a primeira vez que esse casal de amigos fez 10 km correndo, então o treino foi um sucesso em todos os sentidos!
E “vamsimbora” correr!
Contatos: